USP Filarmônica realiza concerto gratuito na próxima terça-feira, 26

USP Filarmônica realiza concerto gratuito na próxima terça-feira, 26

Apresentação é gratuita e ocorre às 20h, no Theatro Pedro II

A USP Filarmônica realizará na próxima terça-feira, 26, às 20h, no Theatro Pedro ll, mais um concerto gratuito e aberto à população, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, com os solistas Felipe Rissatti (contratenor) e Joel Gisiger (oboé). Para acesso ao Theatro Pedro II, é necessária apenas a comprovação das duas doses da vacina ou PCR negativo.

Com aproximadamente 50 minutos de duração, o repertório contempla a Marcha da segunda metade do século XVIII, de Francisco Gomes da Rocha, bem como o Concerto para Oboé e Orquestra em Dó mior e ária Va lérror mio palesta, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Além disso, conta ainda com releituras da antiguidade, tais como Lamento, de Qu Yuan (poeta chinês dos séculos IV-III a. C), e ainda Lugete, o Veneres Cupidinesque, et quantum est hominum venustiorum, de Caio Valério Catulo (poeta romano do século I a.C.) e como encerramento, a Abertura em Ré maior, de José Maurício Nunes Garcia, mestre de capela da orquestra de João VI no Rio de Janeiro.

Na ocasião, será lançado o livro “Poéticas do agora”, organização de Márcio Barreto, comemorativo ao centenário de nascimento de Gilberto Mendes (Santos, 1922-2016), publicado pela editora Imaginário Coletivo, de Santos.

A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

 

 


Foto: André Estevão (Arquivo Orquestra USP Filarmônica)

Compartilhar: