5 curiosidades sobre o padroeiro de Ribeirão Preto
Além do município, o santo é tido como padroeiro de diversas cidades do Brasil

5 curiosidades sobre o padroeiro de Ribeirão Preto

Neste sábado, 20, é comemorado o feriado de São Sebastião

Neste feriado de sábado, 20, em comemoração ao padroeiro de Ribeirão Preto, São Sebastião, o Portal Revide listou cinco curiosidades sobre o santo. Além do município, o santo é tido como padroeiro de diversas cidades do Brasil, tendo até sido homenageado como nome de cidade no litoral do estado de São Paulo.

A imagem do santo, amarrado e varado por flechas é uma das mais icônicas da Igreja Católica e virou símbolo de pluralidade. Saiba mais sobre o santo e a origem desta adoração:

1- Condenação

Sebastião foi condenado à morte duas vezes. A primeira, por flechadas sendo que o seu corpo foi jogado em um rio. Porém, ele sobreviveu e resolveu confrontar o Imperador novamente. Desta vez, Diocleciano o condenou à morte por espancamento.

2- Soldado

Sebastião viveu nos primeiros séculos depois de Cristo (de 256 a 286). Uma das informações mais coerentes, é que o santo foi um soldado romano que se converteu ao cristianismo.

3- Umbanda

Nas tradições afro-brasileiras, a entidade Oxossi na Umbanda é sincretizado como São Sebastião. Oxossi é uma grande entidade das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. Grande caçador, comumente é representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.

4- Padroeiro informal LGBT

Muitos consideram o santo um padroeiro dos homossexuais.

5- Música

O santo é citado por Renato Russo na música “Meninos e Meninas”. Confira o vídeo abaixo:
 


Foto: Divulgação

Compartilhar: