A véspera de Natal que definiu a data de aniversário de Ribeirão Preto
Entenda porque a polêmica sobre a fundação de Ribeirão Preto só terminou em uma véspera de Natal

A véspera de Natal que definiu a data de aniversário de Ribeirão Preto

Foi só no dia 24 de dezembro de 1954, que ficou definido que o dia da fundação do município é 19 de junho de 1856

O dia 24 de dezembro é a véspera de Natal. O aniversário de Ribeirão Preto é dia 19 de junho. Essas duas datas, com seis meses de diferença, e que aparentemente não têm nada a ver, estão ligadas. Isso porque, foi na véspera de Natal que a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou a lei que acabou com a polêmica sobre o dia da fundação da cidade.

A região onde fica o município começou a ser habitada há centenas de anos. Antes dos colonizadores vindos da costa marítima e dos interiores de Minas Gerais e São Paulo, no local viviam índios Caiapós que, por ação dos bandeirantes que passaram por aqui, desaparecem.

De acordo com o livro “Ribeirão Preto Revisitada”, do historiador José Antonio Lages, em 1819, ainda, havia relatos de indígenas em regiões próximas a Ribeirão Preto. Nesta mesma época, começaram a se instalar as primeiras fazendas de posseiros que vinham de outras partes do País. Essa ocupação de terras foi o que acabou atrapalhando uma definição precisa da data de fundação da cidade.

Isso porque, tentativas de povoações na área, a partir de locais que não contariam com donos específicos, existem desde 1845. No entanto, disputas judiciais sobre a propriedade das terras impediram que houvessem uma definição. “Uma área litigiosa”, como definiu Lages.

Leia mais:
As ruas de Ribeirão Preto contam a história da Proclamação da República

Tais entreveros jurídicos, impediram que as terras fossem doadas para o patrimônio da igreja, onde futuramente a cidade se desenvolveria. Essa briga terminou apenas em 1863, quando teve início a construção de uma capela em terreno que, atualmente, fica a Praça XV de Novembro. A data foi apontada por historiadores, como Plínio Travassos dos Santos, sendo a correta para fundação da cidade.

No entanto, em 1954 – quase 100 anos depois – a Câmara Municipal de Ribeirão Preto instalou uma comissão especial, com apoio de acadêmicos, para a data correta ser identificada. E ficou definido que a fundação de Ribeirão Preto deve ser considerada no dia 19 de junho de 1856.

Neste dia, de acordo com a lei 386, de 24 de dezembro de 1954, foi demarcada pela Justiça as terras do patrimônio da igreja, tomando por base informações apuradas pelo historiador Osmani Emboaba da Costa, que colaborou com a comissão da Câmara, mesmo considerando que já existia uma povoação em Ribeirão Preto no ano de 1853, no Arraial da Barra do Retiro.

Fica estabelecido, como data de fundação da cidade de Ribeirão Preto, o dia 19 de junho de 1856, que assinala a demarcação da área onde se desenvolveu a cidade, conforme conclusão a que chegou a comissão Especial, nomeada pela Câmara Municipal, em obediência ao Requerimento nº 194-52, aprovado em sessão ordinária de 14 de Junho de 1952”, diz o artigo 1º, aprovado pelos vereadores e sancionado pelo então prefeito Alfredo Condeixa Filho.


Foto: Arquivo Revide - Ibraim Leão

Compartilhar: