Arraiá do Bosque Zoológico Fábio Barreto começa nesta quinta-feira, 23

Arraiá do Bosque Zoológico Fábio Barreto começa nesta quinta-feira, 23

Durante o período de festas juninas, o Bosque promove atividades para os animais do recinto com alimentos típicos das festividades

A equipe do setor de Zootecnia/Nutrição do Bosque Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto promoverá, nos dias 23 e 24 de junho, o “Arraiá dos Bichos” com alimentos típicos para os animais. A atividade é coordenada pelo zootecnista Alexandre Gouvêa com o objetivo de aguçar os sentidos dos animais, buscando oferecer estímulos nutricionais, cognitivos e sensoriais.

 

De acordo com Alexandre, normalmente no período de inverno, a equipe oferece alimentos mais energéticos em maior proporção no cardápio (sementes de amendoim, girassol, milho cozido, batata doce cozida, ovos cozidos, coco seco, cana-de-açúcar, mel, alho e pimenta dedo de moça). “Durante as atividades, servimos os mesmos alimentos, porém de forma diferente e mais divertida. Nosso objetivo é incentivar a comunicação entre os animais, oferecer novas sensações e maior interação deles com o ambiente”, explica.

 

 

Durante esse período de festas juninas e com quedas na temperatura, além do enriquecimento alimentar, o bosque adotou procedimentos para aumentar o conforto dos animais silvestres do plantel. “Neste período de baixas temperaturas e tempo mais seco, a equipe técnica da Medicina Veterinária e Zootecnia do Bosque aumenta sua atenção para com o conforto dos animais silvestres, cuidando do aquecimento dos recintos (Ambientes Controlados) e de sua necessidade alimentar calórica e nutricional”, relata Alexandre Felcar, chefe de Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio ambiente.

 

O Setor realiza os enriquecimentos alimentares durante todo o ano, mas em dias temáticos, compartilham com os visitantes essa experiência. Todas as atividades são acompanhadas por profissionais (zootecnista, veterinários e tratadores) para garantir o bem-estar dos animais.

 

Programação do Arraiá dos Bichos:

 

23/06 – Quinta-feira

- 8h: psitacídeos/recanto das aves (comida típica);

- 9h: araras (chapéu com pipoca);

- 14h: elefante-asiático (Balão com capim).

 

24/06 – Sexta-feira (Dia de São João)

- 9h: urso de óculos (Barraca do Renan);

- 10h: Bugios ruivo (mangueira/bandeira com folhas diversas);

- 11h: Irara (luminária/balão com banana);

- 14h: Queixadas (bandeirinhas com espigas de milho);

- 15h: mico-leão-de-cara-dourada (chapeuzinhos com alimento);

- 16h: lobo-guará (fogueira com alimento).

 

Serviço
Horário: de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30
Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos
Telefone: (16) 3636-2283


Foto: Prefeitura CCS

Compartilhar: