Confira seis curiosidades do futebol em Ribeirão Preto
Confira seis curiosidades do futebol em Ribeirão Preto

Confira seis curiosidades do futebol em Ribeirão Preto

História do esporte na cidade conta com visita de rei europeu e time vencendo gigantes argentinos

Assim que o primeiro pontapé foi dado no futebol brasileiro, no dia 14 de abril de 1895, o esporte nunca mais parou de crescer. E Ribeirão Preto não ficou atrás. Logo no início do século XX a cidade já possuia seus próprios times, competições, estádios e clássicos. Confira a lista de curiosidades histórias sobre o futebol ribeirãopretano que o Portal Revide separou.

1. Comercial x Argentina

Em 1923, o Estádio da Rua Tibiriçá, antiga casa do Leão do Norte, recebeu o maior jogo de sua história, um amistoso entre Commercial Football Club e a Seleção da Argentina. A disputa terminou empatada em 1 a 1.

2. Botafogo x Boca Juniors

O Botafogo também não fica atrás quando o assunto é duelo contra grandes equipes argentinas. Em 11 de julho de 1971, o clube ribeirãopretano venceu o Boca Juniors por 5 x 3, em um jogo amistoso, disputado na casa do adversário.

3. Primo português

O Botafogo de Ribeirão serviu de inspiração para a fundação do Botafogo de Cordinhã, em Portugal, no ano de 1971. Além do nome homônimo, o clube Português possui o escudo idêntico ao Botafogo paulista.

4. Estádios de Futebol

Atualmente conhecemos dois estádios de futebol na cidade, o Palma Travassos, do Comercial, e o Santa Cruz, do Botafogo. Porém, antes destes dois templos do futebol ribeirãopretano, a cidade já teve outros três estádios.

São eles:

- Estádio da Rua Tibiriçá

O primeiro estádio da cidade e o primeiro do Comercial.  A data de sua fundação é incerta, mas dados apontam para algo entre os anos de 1917 e 1920. Na época, chegou a receber os primeiros duelos do come-fogo, ainda em fase amadora. Foi desativado em 1936 e hoje o seu espaço faz parte da sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto, localizado entre a Avenida Nove de Julho e a Rua Tibiriçá.

Uma curiosidade do estádio é que ele foi um dos primeiros do estado de São Paulo a receber grama natural. A transformação do campo de terra para grama aconteceu devido a torcida comercialina ser composta por membros da elite da época, e as damas e cavalheiros não gostarem da poeira que era levantada com a terra.

- Estádio Luís Pereira “Campo da Vila Tibério”

Inaugurado em 24 de fevereiro de 1924, com capacidade para 10 mil pessoas, foi a primeira casa do Pantera em Ribeirão Preto. Foi palco de diversos jogos oficiais e dos grandes do estado de São Paulo. Foi lá também que o Botafogo conquistou a sua primeira vitória na divisão principal do Campeonato Paulista. A partida aconteceu no dia 16 de junho de 1957, com a vitória de 1 a 0 do Botafogo em cima da Portuguesa Santista.

A história do estádio foi preservada em parte já que um lance de arquibancada foi mantido intacto durante o processo de demolição e o restante do seu terreno deu lugar a um clube poliesportivo.

- Estádio Antonio da Costa Coelho

O Estádio Costa Coelho, ou o "Campo da Mogiana", foi inaugurado em 1938, como sede do Esporte Clube Mogiana. O campo atingiu status de estádio somente em 1954, quando o Comercial começou a mandar os seus jogos no local, instalando no campo arquibancadas de madeira, aumentando a capacidade do local para 12 mil torcedores.

O Comercial deixou de utilizar o Costa Coelho em outubro de 1964, quando inaugurou seu estádio próprio, o Palma Travassos.

Após a mudança do Leão do Norte, a diretoria do Mogiana também deixou de utilizar o estádio, e assim ele foi desativado, mas não por completo. Alguns anos depois, suas arquibancadas, que agora eram desnecessárias, foram desmontadas, dando espaço às canchas de bocha e malha.

Atualmente o local voltou a ser utilizado pelo Comercial como centro de treinamento para as categorias de base.

5. O Rei da Bélgica 

Em 10 de outubro de 1920, o Rei Alberto da Bélgica (1875 - 1934), esteve no Estádio da Rua Tibiriçá para assistir a um jogo do Palestra Itália de São Paulo, atual Palmeiras, contra o Palestra Itália de Ribeirão Preto. O time da capital venceu por 4 a 1.

6. "Bota fogo"

Ribeirão Preto tem hoje, como equipes oficiais, o Comercial, Botafogo e Olé Brasil. Mas já teve dezenas de times amadores ao longo da sua história. Destes, vale ressaltar o nome de quatro clubes. A Associação Athletico Gymnasial, União Paulistano, Tiberense e Ideal Futebol Clube. O Athletico Gymnasial foi o primeiro adversário do Comercial em sua história. O clube, que no inicio do século já tinha renome na cidade, venceu o Leão por 3x1.

Já os outros três, União Paulistano, Tiberense e Ideal Futebol Clube, são os clubes que deram origem ao Botafogo no ano de 1918. 

A curiosa história do nome do clube já se tornou quase uma lenda urbana. Conta a história que além dos representantes dos times, membros da antiga Estrada de Ferro Mogiana e da Companhia Antarctica Paulista também estavam presentes na reunião para a formação do novo time. Em certo momento da discussão, que já estava acalorada, um dos participantes teria dito "Ou vocês definem logo o nome ou então 'bota fogo' em tudo e acabem com essa história".


Fotos: Pixabay,Soccer Nostalgia, Labombonera.com, Igor Ramos, Blog Ibamendes

Compartilhar: