Conheça 5 curiosidades sobre o mês de novembro em Ribeirão Preto
Conheça cinco curiosidades sobre o mês de novembro em Ribeirão Preto

Conheça 5 curiosidades sobre o mês de novembro em Ribeirão Preto

O Portal Revide separou coisas que influenciaram na história da cidade

Novembro já está no fim, mas a sua história não acaba. Conheça algumas curiosidades sobre o mês onze em Ribeirão Preto.

1. Em Ribeirão Preto o clima tem variado constantemente. De acordo com a Microsoft Corporation, a maior temperatura registrada no mês na cidade foi em 1994 com 39ºC. Já a mais fria aconteceu em 1986 com 12ºC.

2. Em 1947, no dia 22 de novembro, morria uma das crianças mais famosas que já passaram por Ribeirão Preto. Conhecido por dar bênçãos aos outros, José Martins de Almeida, o menino Zezinho, que sofria de elefantíase, teria tido uma visão com Santo Antônio ao contrair uma inflamação nos rins. Seu corpo permanece enterrado no cemitério da Saudade.

3. O mês é simbólico, pois, segundo consta em registro, o primeiro dono e doador de terras de Ribeirão Preto foi José Mateus dos Reis, dono da maior parte da Fazenda das Palmeiras. Em suas terras doadas, em 2 de novembro de 1845, no intitulado bairro das Palmeiras, era fincada uma cruz de madeira como tentativa de demarcação de um patrimônio para a futura capela de São Sebastião. Era dado o início de Ribeirão Preto.



4. A Lei nº 100, de 4 de novembro de 1903, foi a responsável por doar uma subvenção de um conto de réis para que prosseguisse as pesquisas que, três anos depois, resultaram na invenção do avião de Alberto Santos Dumont, foi um grande passo para o jovem sonhador.

5. A primeira ferrovia a chegar a Ribeirão Preto pertencia à chamada Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, sendo que a estação ferroviária foi inaugurada em 23 de novembro de 1883.


 


Foto: Acervo Revide e Aristides Motta

Compartilhar: