Conhecida como a cidade do calor, Ribeirão Preto está mais fresca que capitais da Europa
Na Espanha e em Portugal, há cidades que ultrapassaram os 46ºC neste mês

Conhecida como a cidade do calor, Ribeirão Preto está mais fresca que capitais da Europa

No hemisfério norte é verão e as temperaturas estão maiores das que o ribeirãopretano enfrenta na mesma estação

Conhecida popularmente como a cidade do calor, Ribeirão Preto tem vivido dias de oscilação na temperatura. O município, que sempre registra índices altos, está mais fresco que capitais da Europa.   

Atualmente, no Hemisfério Norte é Verão e, em algumas capitais, as temperaturas se encontram superiores às que o município ribeirãopretano enfrenta na mesma estação. Na fronteira entre a Espanha e Portugal, por exemplo, há cidades que ultrapassaram os 46ºC.

Em razão do calor, da falta de preparo e por não saberem lidar com essas temperaturas, o Verão tem ocasionado mortes nos países europeus. 

As cidades de Atenas, Berlim, Viena e Madrid têm sido mais quentes nas últimas semanas: os termômetros locais superam os 30ºC e, em alguns locais, as temperaturas chegam a 37ºC.

Comparações à parte, logo a onda de calor retorna para a região de Ribeirão Preto e os especialistas são enfáticos sobre os cuidados que devem ser tomados. Entre os hábitos rotineiros durante as altas temperaturas, o mais recomendado é beber água em grande quantidade. A nutricionista Milene Ferronato recomenda 35 mililitros por quilo de peso corporal ao dia.

“Além de água, perdemos eletrólitos (minerais, sódio e potássio) pelo suor. Por isso, a ingestão de sucos de fruta, água de coco e chá de ervas podem substituir, diariamente, a água, em até um litro. Os minerais desses líquidos atenuam a perda de água pelo suor. O importante é evitar bebidas açucaradas, ricas em sódio, que tenham aromatizantes, corantes, acidulantes e conservantes sintéticos”, complementa Milene.


Foto: Divulgação

Compartilhar: