De São Carlos, "especialista em bolachas" explica como é a avaliação dos melhores produtos
Paixão pelas bolachas transformou gosto pelo alimento em atividade criteriosa nas horas vagas

De São Carlos, "especialista em bolachas" explica como é a avaliação dos melhores produtos

André Comodo tem o hobby de avaliar o alimento desde 2014

Imagine comer bolachas, mas não apenas para agradar o paladar ou matar a fome. Pense em avaliar minuciosamente o sabor, a embalagem, a superfície. É isso que faz o especialista em bolachas André Comodo, 27 anos, que vive em São Carlos, onde avalia o alimento nos intervalos da pós-graduação. 

“Tudo começou em 2014. Eu como bolacha desde pequeno e sempre variei muito as marcas para não enjoar. Depois de vários anos, eu percebi que eu potencialmente tinha uma base suficiente para começar a avaliá-las”, fala André.

No momento, o trabalho com as bolachas é um hobby para o jovem. “Inclusive eu tenho feito menos por falta de tempo. Porém, não tenho intenção de parar, ainda há muita coisa a ser degustada", diz.

O processo de avaliação dos alimentos segue um padrão de reviews, que busca avaliar e explicar o produto. “Compro o produto e anoto o preço para fazer o cálculo do Índice grama-Passatempo. Ao avaliar, abro o pacote e vejo o quão fácil ou difícil é ter acesso à bolacha desde a abertura. Faço a degustação e avalio crocância, consistência, qualidade do recheio e sabor geral. Faço também a medição da proporção, que é duplicar o recheio de uma bolacha. Após estes testes, escrevo o resultado da pesquisa baseado nas minhas descobertas e assim como o resto do pacote”, explica.

André pesquisa as bolachas desde 2014

Segundo Comodo, a avaliação do custo benefício da bolacha considera o peso e o preço do pacote baseados na bolacha de referência: a Passatempo. “Em conjunto com amigos desenvolvemos um índice matemático que ajuda a pensar no cálculo para avaliar o alimento”, afirma.

Atualmente, o especialista possui 95 resultados de avaliações em uma página no Facebook. “Eu já fiz review de muitas bolachas famosas, então muitas vezes eu vou ao mercado com a intenção específica de encontrar uma bolacha diferenciada para fazer análise”, conta.

E por que avaliar bolachas? André explica que é apaixonado pelo alimento desde criança. “Já experimentei muitas marcas, o suficiente para ter uma base de conhecimento, além do fato de ser uma categoria muito querida pela juventude brasileira”, diz.


Foto: Divulgação

Compartilhar: