Dez fatos quase inacreditáveis que foram notícia em Ribeirão em 2016
Dez fatos quase inacreditáveis que foram notícia em Ribeirão Preto em 2016

Dez fatos quase inacreditáveis que foram notícia em Ribeirão em 2016

Desde o maior esquema de corrupção da história, até uma estátua de dinossauro que deu o que falar, o Portal Revide separou alguns dos fatos mais inusitados do ano

O ano de 2016 sem dúvida entrará para a história de Ribeirão Preto. Neste ano a cidade teve os dois maiores crimes já registrados no município; o assalto à transportadora de valores e o esquema de corrupção investigado pela Operação Sevandija. Também foi o ano em que fatos curiosos viraram manchete, como a remoção do da estátua do dinossauro da Avenida Independência e a febre do jogo Pokemon Go. Pensando nisso, o Portal Revide separou alguns dos fatos quase inacreditáveis que viraram notícia na cidade em 2016.

1. Dinossauro da Avenida Independência

A famosa estátua de dinossauro que tanto serviu de ponto de referência e até turístico, em Ribeirão Preto, foi vendida e removida do local. Segundo o dono da loja de churrasqueiras que abrigava a estátua, o motivo foi o pagamento de uma dívida. O caso que aconteceu em novembro teve grande comoção dos moradores da cidade que até criaram campanhas pedindo pela volta do “Dino”.

2. Macaco passeando em shopping

Um macaco foi pego passeando dentro de um hipermercado em um shopping da Zona Leste de Ribeirão Preto. O fato aconteceu logo no início do ano, e foi preciso acionar os bombeiros para retirar o animal com segurança do local.

3. O sucesso da carreta Furacão

O trenzinho ribeirãopretano que anima as ruas da cidade já possui certa fama desde 2011. Porém, o sucesso não parou por aí. A Carreta Furacão agora é procurada em todo o Brasil para realizar eventos em um “Tour nacional”. Em março deste ano, o Portal Revide contou um pouco mais da história desta curiosa atração.

4. ‘Maquiagem’ no trajeto da tocha olímpica

Durante o percurso da tocha olímpica na cidade de Ribeirão Preto, o medo de expor para o mundo todo as ruas esburacadas e mal cuidadas da cidade assustou as autoridades. Por isso, foi realizado por funcionários contratados pela prefeitura uma espécie de maquiagem no percurso que receberia o evento. Enquanto isso, em pontos próximos que não estavam inclusos no itinerário olímpico, a situação de descaso foi mantida. O flagrante foi feito em julho pelo Portal Revide.

5. O sucesso repentino de Pokemon Go

Por um período de aproximadamente um mês, o jogo Pokémon Go ganhou os noticiários mundiais. O jogo que foi lançado oficialmente no Brasil no dia 3 de agosto de 2016 teve o seu sucesso meteórico tão rápido quanto o seu desaparecimento. O game que lotava parques, praças e pontos turísticos da cidade, apresentou uma queda de 80% dos jogadores segundo pesquisa da Forbes/Slice Intelligence. O Portal Revide chegou a fazer diversas matérias sobre o assunto, inclusive indicando os melhores locais para uma aventura pokémon na cidade.

6. Dia do Bacon

O “bacon day”, data muito comemorada nos Estados Unidos, também fez a alegria dos amantes da carne aqui em Ribeirão Preto. O festival aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro e contou com diversos foodtrucks e também com shows de bandas de rock.

7. Festival de Coxinhas

Outro evento gastronômico muito falado neste ano foi o Festival de Coxinhas, realizado nos dias 1 e 2 de outubro.  A festa contou com diversos sabores de coxinhas, também com musica ao vivo.

8. Prisão de Fernando Chiarelli

O ex-deputado federal, Fernando Chiarelli (PTdoB) foi preso no dia 2 de agosto, condenado por injúria contra a prefeita Dárcy Vera (PSD). A prisão do então candidato a prefeito foi assunto entre os moradores da cidade. A história ganhou um novo capitulo após as acusações contra a prefeita na Operação Sevandija. Chiarelli conseguiu, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um habeas corpus e foi libertado da prisão em Tremembé no dia 14 de setembro. 

9. Mega-assalto à transportadora de valores

Na madrugada do dia 5 de julho, os ribeirãopretanos passaram por uma experiência assustadora. Uma quadrilha especializada em assaltos milionários roubou cerca de R$ 60 milhões de uma transportadora de valores na Zona Norte da cidade. Todo o assalto foi acompanhado de um intenso tiroteio com a polícia. Durante o crime, um policial e um morador de rua morreram. Este foi considerado maior assalto já registrado na cidade.

10. Operação Sevandija

O maior escândalo de corrupção da história de Ribeirão Preto. A operação que recebeu o nome de sevandija, que quer dizer “pessoa que vive à custa alheia”, apura desvios de verba pública que alcançam a quantia de R$ 203 milhões. A operação, que foi deflagrada no dia 1 de setembro pela Polícia Federal e GAECO/MPSP, investiga crimes de fraude a licitação, peculato, corrupção ativa e passiva e tráfico de influência no âmbito da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

A Operação já afastou nove vereadores do cargo, secretários de órgãos municipais e resultou na demissão de 589 funcionários terceirizados na empresa Atmosphera.

Além disso, a Polícia Federal também decretou a prisão preventiva de diversos envolvidos no esquema, como Walter Gomes, ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto, Marco Antonio dos Santos, que chefiava a Companhia de Desenvolvimento Econônimo (Coderp) e a prefeita Dárcy Vera. Outro fato marcante foi o suicídio de um dos cabeças do esquema, o empresário Marcelo Plastino, dono da empresa Atmosphera.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: