Noite desta sexta-feira, 10, terá eclipse lunar
Noite desta sexta-feira, 10, terá eclipse lunar

Noite desta sexta-feira, 10, terá eclipse lunar

Lua cheia perderá um pouco o brilho, como se tivesse um filtro à frente - que é a penumbra provocada pela Terra

A noite desta sexta-feira, 10, será diferente em Ribeirão Preto. Isso porque, um eclipse lunar penumbral será atração pelo céu. Neste tipo de fenômeno, a Lua cheia perde um pouco do brilho, como se tivesse um filtro à frente - que é a penumbra provocada pela Terra. 

Essa passagem da Lua cheia pela penumbra da Terra é chamada de eclipse lunar penumbral. Praticamente todo o disco lunar ficará imerso na escuridão.

Olhando para o Céu, será possível ver que a Lua ficará menor brilhante, opaca, como se estivesse com um véu acinzentado. O eclipse será observado entre o fim da noite desta sexta, e começo da madrugada de sábado, 11.

O ponto máximo do fenômeno deverá ser às 22h43, horário brasileiro de verão da noite de sexta-feira, 10.

Praticamente todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar penumbral na sua totalidade, em todas as suas fases. No Acre, numa pequena porção no oeste de Rondônia e nas porções sul e oeste do Amazonas, este eclipse poderá ser observado apenas no nascer da Lua, quando a Lua cheia estiver surgindo no horizonte.

Não precisa de equipamento

Não será preciso um equipamento especial para ver o eclipse lunar penumbral, apenas dos seus olhos e de um tanto de paciência. Eclipses lunares podem ser observados a olho nu, mas com um binóculo, de preferência um especial para a observação astronômica, ou uma câmera fotográfica digital, a visão é privilegiada.

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: