Sete curiosidades sobre Ribeirão Preto que talvez você não saiba
Quantos bares existem em Ribeirão? A cidade tem o tamanho de um país? Confira essa e outras curiosidades nessa lista

Sete curiosidades sobre Ribeirão Preto que talvez você não saiba

O Portal Revide separou uma lista com vários assuntos diferentes sobre o município

Durante os 162 anos de Ribeirão Preto, a cidade colecionou muitas conquistas, números e curiosidades. Já parou para se perguntar quanto lixo a cidade produz por dia? Ou quantos bares existem em Ribeirão? O Portal Revide separou uma lista para curioso nenhum botar defeito. Confira:

Dinheiro e desigualdade

A cidade de Ribeirão Preto é mais rica do que 15 capitais brasileiras e tem o 25º maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015, a soma das riquezas na cidade alcançou a marca de R$ 28 bilhões.

O resultado coloca Ribeirão Preto à frente de municípios como Vitória (ES), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Natal (RN) e outras 11 capitais brasileiras. O PIB deo município representou 0,46% da riqueza produzida no Brasil em 2015.

Contudo, a distribuição dessa riqueza não é feita de forma a reduzir as desigualdades. Apesar de ser a 25ª cidade que mais produz riquezas no País, é apenas a 427ª no ranking do PIB per capita.

Ficando atrás de municípios como Marília (397º), Sertãozinho (396º), São Carlos (381º), Sorocaba (281º) e Luís Antônio (63º) O valor que cada trabalhador da cidade recebe por ano é de R$ 41 mil reais. Cerca de três salários mínimos e meio por mês.

E por falar em desigualdade e qualidade de vida, o IDH ribeirãopretano é considerado alto. Com 0,800, o município está na 40º posição no ranking das 5570 cidades brasileiras. Inclusive, Ribeirão está na frente de capitais como Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Cuiabá, Campo Grande. E atrás de Bauru, Pirassununga, São Carlos, Campinas, entre outros.

Maior do que 17 países

Ribeirão tem mais do que o dobro de tamanho das Maldivas

Com 650,9 km², se fosse um país o município seria maior do que outras 17 nações. Para se ter uma ideia, o Vaticano caberia tranquilamente dentro dos Campos Elíseos. São elas:

Andorra,  468 km²;
Palau, 459 km²;
Seychelles, 455 459 km²;
Antígua e Barbuda, 442 km²;
Barbados, 430 km²;
São Vicente e Granadinas, 389  km²;
Granada, 344 Km²;
Malta, 316 Km²;
Maldivas, 298 km²;
São Cristóvão e Névis, 261 Km²;
Ilhas Marshall, 181 Km²;
Liechtenstein, 160 km²;
San Marino, 61 km²;
Tuvalu, 26km²;
Nauru, 21 km²;
Mônaco, 2 km²;
Vaticano, 0,44 Km².

Mais populoso

Os 682 mil ribeirãopretanos superam em números muitos povos. Ribeirão Preto é mais populoso do que 88 países. Entre eles:

Luxemburgo, 562 mil habitantes;
Bahamas, 368 mil habitantes;
Islândia, 330 mil habitantes;
São Tomé e Príncipe, 187 mil habitantes.

Veículos


Em 2017, Ribeirão atingiu uma frota de 532 mil veículos, cerca de 1,28 habitante por carro. Se todos eles fossem estacionados em fila, atingiriam um total de 4.387 mil quilômetros – o suficiente para sair de Oiapoque e chegar a Chuí, considerando o tamanho médio de quatro metros por veículo.

Lixo de norte a sul

A Divisão de Limpeza Pública de Ribeirão Preto recolhe, em média, diariamente 646 toneladas de lixo. No último ano, foram coletadas 16,8 mil toneladas de resíduos domiciliares. A quantidade de lixo recolhida por dia na cidade pesa o mesmo que, aproximadamente, 107 elefantes.

Se colocarmos todo o lixo produzido na cidade em sacos de lixo médios, seria o suficiente para sair de Ribeirão Preto e chegar até Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Já pensou uma estrada de 1200 km só de sacos de lixo?

Cidades irmãs

Nem todos sabem, mas Ribeirão Preto tem quatro irmãs espalhadas pelo mundo. As cidades de San Leandro, nos Estados Unidos, Faenza e Téramo, na Itália, e Bucaramanga, na Colômbia, são as parceiras diplomáticas do município.

Além de irmãs, o combinado às transforma em cidades gêmeas, termo que é usado para descrever um acordo de cooperação feito entre regiões com o objetivo de promover laços culturais e de amizade. Os acordos de geminação começaram a surgir em 1947, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Tinha mar, agora tem bar 

A região de Ribeirão Preto já foi banhada por um mar, que cairia muito bem no forte calor ao qual estamos acostumados. Só que isso foi há 260 milhões de anos. A descoberta foi realizada pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). O mar em questão era o mar Irati, presente na superfície terrestre no período Permiano médio, registrado de 250 a 290 milhões de anos atrás.

E como diz o ditado "Ribeirão não tem mar, mas tem bar", de acordo com o  Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similares de Ribeirão Preto e Região, atualmente existem 849 bares que fazem parte da associação. O número, certamente, é maior, já que nem todos os estabelecimentos estão cadastrados na instituição.


Fotos: Julio Sian / Google Maps /Oswaldo Corneti / Baros Maldives

Compartilhar: