Sete patrimônios tão ribeirãopretanos quanto o chopp do Pinguim
Sete patrimônios tão ribeirãopretanos quanto o chopp do Pinguim

Sete patrimônios tão ribeirãopretanos quanto o chopp do Pinguim

Ribeirão Preto é muito mais do que chopp e musica sertaneja; confira a nossa lista

A cidade de Ribeirão Preto possui muitos locais tombados como patrimônio histórico e cultural. Os palacetes do século XIX, teatros e igrejas. Mas ser ribeirãopretano não se resume só a isso. A nossa cultura é viva. Nos deparamos com ela todos os dias. Pensando nisso, o Portal Revide bolou essa lista dos sete patrimônios tão ribeirãopretanos quanto o chopp do Pinguim.

1. Feira de Artesanato "Feirinha Hippie"
Com mais de 30 anos de tradição, e conhecida popularmente com “Feirinha Hippie”, a feira fica localizada na Praça das Bandeirantes (Praça da Catedral), no Centro de Ribeirão Preto. Alguns dos simpáticos vendedores cobram preços fixos, outros pedem apenas "o quanto o seu coração quiser pagar".

2. João Garapeiro
A garapa do senhor João José Peroni há quase meio século adoça o centro de Ribeirão. O garapeiro, que herdou do pai o nome e a profissão, chegou até a mudar de local, mas nunca o sabor. Atualmente vende o seu caldo de cana na esquina das ruas Álvares Cabral e São Sebastião. 

3. Sorveteria do Geraldo
Um lugar que não pode faltar quando se fala de Ribeirão Preto é a Sorveteria do Geraldo. Há quase cinco décadas na Avenida Saudade nos Campos Elíseos, a sorveteria é um dos marcos da cidade.

4. Coxinha do Vila Dionísio
A cultura de um lugar é modificada a cada dia. E, com certeza, a coxinha do Vila foi uma das importações mais significativas de Ribeirão. O bar, que é original de São José do Rio Preto, já tem a sua marca registrada na nossa cidade. É raro achar alguém que não tenha ouvido falar da coxinha do Vila.

5. João Rock
Ribeirão pode até ser uma cidade marcada pela música sertaneja, mas não há duvidas que também ocupa um lugar de destaque no rock. O João Rock, considerado o maior festival de rock nacional do país, há 16 anos faz história no cenário musical brasileiro.

6. Festival Tanabata + Catatau Lanches
Parece uma combinação estranha. A não ser que você seja de Ribeirão Preto. O tradicional festival japonês da cidade lota o Morro do São Bento. Mas nem todo mundo é fã das iguarias orientais e acaba lotando também o tradicional trailer de lanches do local. 

7. Paçoquita
Uma das principais marcas de um dos doces mais famosos do país é natural de Ribeirão Preto. A Santa Helena produz o doce e mais outros alimentos à base de amendoim há mais de 70 anos na cidade.

 


Foto: Divulgação/Reprodução/Arquivo Revide

Compartilhar: