SuperaLab sediará estudo para utilização de gás natural no transporte público de Ribeirão
Foi durante a inauguração que foi anunciada a realização do estudo sobre a aplicação do gás natural e biometano como combustível

SuperaLab sediará estudo para utilização de gás natural no transporte público de Ribeirão

Laboratório de inovação foi inaugurado na segunda-feira, 9, e será sede do projeto

O SuperaLab, laboratório de inovação aberta, foi inaugurado na segunda-feira, 9, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, irá sediar um estudo sobre impactos da utilização do gás natural no transporte público na cidade. 

O projeto, GasBrasiliano Inovation Hub (GaBih), é promovido pela GasBrasiliano, empresa responsável pela distribuição de gás natural canalizado, abrangendo 375 municípios. O objetivo é de identificar, selecionar e captar startups e empreendedores que possam gerar soluções para atendimento ao mercado do gás natural na região, proporcionando uma melhoria na experiência dos consumidores.

Foi durante o encontro confirmando a parceria entre o Parque Tecnológico e a empresa, que foi anunciada a realização do estudo sobre a aplicação do gás natural e biometano como combustível de transição energética no transporte público de Ribeirão Preto.

O projeto será totalmente fomentado pela distribuidora de gás, que atende a região em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), e será executado pela Consulgas.

Estudo

O estudo promovido pela GasBrasiliano vai elaborar uma base comparativa entre o gás natural e o biometano, sob a ótica da gestão de transporte público do município. O resultado será a comparação entre as alternativas existentes, a avaliação de como as duas opções citadas anteriormente se posiciona na transição energética, e um relatório sobre os impactos nas contas públicas, nas tarifas e no meio ambiente.

A conclusão será compartilhada com a Prefeitura com o objetivo de contribuir para a tomada de decisão em relação à revisão da estratégia de matriz energética municipal e ao Plano de Mobilidade Urbana (PMOB). Para a distribuidora, o estudo contribuirá para alavancar a inserção do gás natural e do biometano no segmento de frotas pesadas.

“A intensificação do debate em torno de iniciativas ESG, em especial às que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa, bem como a aprovação e sanção da nova Lei do Gás, que abrirá caminho para a abertura do mercado de gás brasileiro, fizeram com que o gás natural e o biometano assumissem papel de destaque no desenho de estratégias de transição para uma economia de baixo carbono. A busca por alternativas energéticas que visem a redução de impactos ambientais e garantam competitividade e eficiência aos setores econômicos será uma pauta cada vez mais importante. Acreditamos que o GaBih, através deste estudo e de outros projetos que virão, será fundamental para o avanço nessa caminhada”, explicou Alex Gasparetto, diretor-presidente da GasBrasiliano.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de

Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 82 empresas instaladas no Parque, sendo 60 no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 22 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site.

*Informações com base na assessoria da Prefeitura de Ribeirão Preto 

           


Foto: Guilherme Sircili (Divulgação, Prefeitura de Ribeirão Preto)

Compartilhar: