Você conhece o hino nacional? Professor de Ribeirão Preto vai explicá-lo
O professor Marcos Gomes Guimarães vai explicar a letra do hino para quem estiver passando pelo Calçadão neste sábado, 16

Você conhece o hino nacional? Professor de Ribeirão Preto vai explicá-lo

Marcos Gomes Guimarães montou uma palestra para quem quer saber o significado das palavras de um dos principais símbolos do País

No próximo domingo, 17, o Brasil e boa parte do planeta vai parar em frente à televisão por 90 minutos para assistir à estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol da Rússia, quando enfrenta a Suíça. E um detalhe que faz parte do protocolo das partidas é visto com bastante atenção, mas também levanta muitas dúvidas: o hino nacional.

Cantado a plenos pulmões pelos jogadores, por torcedores nas arquibancadas e por vários cantos do País, a música é considerada bonita, no entanto, também difícil. E, por este motivo, o professor de língua portuguesa Marcos Gomes Guimarães criou uma palestra para contar um pouco da história do hino brasileiro, explicar os significado das palavras pouco usuais e fazer com que as pessoas cantem sabendo o que a letra representa.

“As pessoas cantam e não sabem o que estão cantando. Quando termina a palestra, eu percebo que o pessoal canta de boca cheia. Ele sabe o que ele está cantando, passa a compreender o texto. Durante a palestra, eu faço uma mistura de compreensão do texto, tradução e um pouco de história”, afirma o professor.

Ele ainda diz que, em todos os lugares em que vai, quem participa das palestras presta uma atenção fora do comum, fotografa, anota e filma. “É um assunto que eu achei que não ia despertar tanta atenção. E isso não é de agora, na Copa, vem desde 2016”, relata o professor.

Guimarães diz que teve ideia de fazer a apresentação depois de ser convidado para falar para um grupo de estudantes sobre cidadania, só que não queria que aquilo se tornasse um papo chato. Por isso, ele pensou em explicar os símbolos do País. Primeiro, a bandeira, só que, depois, percebeu que não sabia o significado de nove palavras da letra de Joaquim Osório Duque-Estrada, autor do hino nacional.

“De repente, veio na cabeça que eu, professor de língua portuguesa e inglês, além de ser palestrante, não sabia nove palavras do hino nacional. Se eu não sabia, com certeza, a população não saberia 18. É um assunto que interessa a todos”, explica Guimarães.

Ele ainda aponta curiosidades do hino, como o fato de o criador da letra, Duque-Estrada, não ter visto ou convivido com o autor da melodia, Francisco Manoel da Silva, que morreu cinco anos antes do nascimento de Duque-Estrada.

“O hino não foi escrito do jeito que a gente canta. Ele foi escrito como um poema. Só que não se encaixava na métrica – ritmo. O hino nacional brasileiro é o único hino no mundo em que os autores nunca se conheceram e nunca se viram. Francisco Manoel da Silva fez a melodia e ela tocou sem essa letra por mais de 50 anos. Ele morreu e, cinco anos depois da morte dele, nasceu Osório, que fez a letra 33 anos depois”, explica o professor.

Palestra no Calçadão

O professor planeja esclarecer ainda mais as pessoas sobre o hino nacional. No próximo sábado, 16, no Calçadão de Ribeirão Preto, ele vai fazer pequenas palestras rápidas para as pessoas que estarão passando pelo Centro. Quem se interessar pode passar perto da Esplanada do Theatro Pedro II, por volta das 11h.

Glossário do hino

Algumas palavras que fazem parte da canção e despertam dúvidas estão aqui:

Brado – grito
Retumbante – que ecoa
Plácidas – tranquilas
Fulguras – que brilha
Lábaro – bandeira
Florão – enfeite em forma de flor
Clava – arma em forma de porrete


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: