Dançarina da região participa de novo videoclipe do cantor Nick Jonas
Raquel Leal, à esquerda de vermelho, foi fundamental para a coreografia do videoclipe

Dançarina da região participa de novo videoclipe do cantor Nick Jonas

Raquel Leal cresceu no interior paulista, em Barretos, e se destacou no cenário da dança flamenca na cidade de Los Angeles, a capital do entretenimento

Com muita simpatia e energia, a dançarina Raquel Leal se destaca na indústria do entretenimento internacional ao participar do novo videoclipe de Nick Jonas, membro do grupo de sucesso Jonas Brothers e um dos cantores mais famosos do mundo. A música “Home”, canção escrita pelo artista para a nova animação dos estúdios Blue Sky e Fox, “O Touro Ferdinando”, foi indicado ao Globo de Ouro por melhor canção original para um filme.

“Foi muito gratificante e uma surpresa participar do videoclipe, foi tudo bem rápido, espontâneo e feito de maneira improvisada mesmo. O Nick foi muito humilde, educado e atencioso com todos e o diretor da produção adorou tanto nossas coreografias que acabamos tendo um bom destaque na edição final. Uma das dançarinas inclusive é da região da Espanha onde o filme se passa e é inspirado”, explica Raquel, que aparece de vestido vermelho ao lado do cantor. O vídeo foi publicado em dezembro de 2017 no Youtube e já possui mais de 2 milhões de visualizações.

Ela conta que soube por sua amiga e cantora, a albanesa Anjeza Shanini, com quem participou de seu primeiro videoclipe na carreira, da chance de ser parte de mais um vídeo musical de um grande cantor, mas acabou se esquecendo do assunto, ficou doente e perdeu a audição. Mesmo assim, a dançarina recebeu um e-mail de Sarah May-Levy, diretora da Big Apple Casting, que também faz para vídeos musicais de Justin Bieber, Demi Lovato e Luis Fonsi, fazendo questão de contar com a dançarina flamenca no videoclipe.

Em entrevista para a imprensa no ano passado, o diretor do videoclipe, Nicholas Lam, disse que não planejava colocar as dançarinas ao lado do cantor e que a ideia original era apenas colocá-las entre a multidão. “Por dar aula de flamenco em LA, a Raquel foi essencial e parecia naturalmente feita para o papel no set. Seu auxílio a coreografar juntamente com as outras bailarinas com o uso de movimentos realmente atraentes que dançaram em uníssono em torno de Nick foi fundamental. Na verdade, devido à coreografia ter sido tão bem elaborada antes da gravação, eu acabei colocando-as imediatamente ao redor de Nick Jonas”, explicou o diretor.

Origens e carreira

Nascida em São Paulo, Raquel logo se mudou para o interior do estado, em Barretos, onde passou sua vida do primeiro ano de idade até os 18 anos. A mãe da dançarina era dona de uma loja bem ao lado do Conservatório Musical Carlos Gomes. ”Eu imitava as meninas que eu via dançarem lá e logo quis começar a aprender ballet. Estava com apenas 6 anos e, depois disso, não parei mais. Sonhava em dançar ao lado de cantores sertanejos e até com a Xuxa”, conta às risadas a dançarina.

Ela diz que costuma voltar para a cidade quando está de férias e leva sua filha Lara, hoje com 13 anos, que também quer se tornar dançarina e já fez aulas no mesmo conservatório da mãe. “Eu amo o interior, sinto muita falta de comer pastel da feira, dos clubes, do jeito acolhedor das pessoas. Tenho amigas próximas até hoje em Barretos e também muito carinho pelos professores do conservatório, sempre somos bem recebidas por eles lá”, ela completa.


Raquel morou durante um ano em Ribeirão Preto, onde estudou em um cursinho pré-vestibular. Formada em Comércio Exterior pelo Mackenzie-SP, ela realizou um intercâmbio de um ano em Connecticut, onde fez aulas de dança moderna, africana, jazz e ballet, além de um curso de criação de coreografias. Porém, foi somente em São Paulo que ela começou a praticar o flamenco, dança que se tornou um símbolo da cultura espanhola no mundo todo. Na capital, ela teve aulas com um dos maiores professores e influentes da dança no Brasil, Fabio Rodriguez Ferretti.

Em 2001, Raquel voltou para os Estados Unidos e passou a morar em Los Angeles, onde entrou de vez para o mundo do entretenimento. No mesmo ano, ela conheceu a atriz e dançarina Celina Zambón, que já participou de filmes como “Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família” e foi a responsável por unir o trio que criaria o grupo de dança Pasíon Flamenca de Los Angeles, com suas amigas Elizabeth Ipiña e Kelly Richardson.

Kelly Richardson, Elizabeth Ipiña e Raquel Leal formam o trio do grupo de dança Pasíon Flamenco de Los AngelesA dançarina brasileira explica que o grupo se encaixou muito bem e criou uma fusão de flamenco bem contemporâneo e diversificado. “Depois que a Celina foi embora para a Argentina, nosso grupo criou uma fusão de Flamenco para mostrar a diversidade e o amor que temos pela dança espanhola. A Elizabeth é americana e já participou de testes para o time de ginástica rítmica dos Estados Unidos, deu aula de coreografia para ginastas, e a Kelly tem descendência africana e dá aulas de salsa e bachata”.

Hoje, as dançarinas fazem várias apresentações em Los Angeles e contam com a parceria de um coral profissional judeu da cidade que possui origens na Espanha e influência flamenca, além de terem apresentações marcadas em Beverly Hills. A dançarina também já foi selecionada para realizar testes para clipes de Shakira e Madonna, mas não chegou a trabalhar diretamente com as cantoras.

Mesmo com a música não ter vencido o prêmio de melhor canção na cerimônia do Globo de Ouro, realizada em Los Angeles no dia 7 de janeiro, Raquel diz ser muito grata pelas oportunidades que vem recebendo, principalmente após o lançamento do clipe, que passou a ser divulgado para um público maior após a nomeação, e espera que mais portas sejam abertas daqui para frente.

“A música promove diversidade, aceitação de diferenças e é inspirada na família. Fico orgulhosa e feliz por participar do videoclipe do filme que tem essa mensagem, que fala de casa, do que é casa para nós. E, com certeza, Barretos is home to me”, ela brinca em inglês, dizendo “Barretos é uma casa para mim”.

Confira abaixo o videoclipe da música "Home", canção escrita por Nick Jonas para o filme "O Touro Ferdinando", em cartaz nos cinemas do Brasil:


Foto: Arquivo Pessoal/Jimmy Martinez

Compartilhar: