Dárcy teme que Região Metropolitana vire novo aeroporto

Dárcy teme que Região Metropolitana vire novo aeroporto

Em audiência pública da região metropolitana, prefeita de Ribeirão Preto pediu urgência para que o projeto seja enviado a Alckmin

A última Audiência Pública sobre a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, nesta terça-feira, 5, foi marcada por cobranças. A prefeita Dárcy Vera (PSD) pediu urgência para o envio da lei que cria a região ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), isso antes do recesso da Assembleia Legislativa (Alesp), em julho.

Além disso, o presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa), autarquia estadual responsável por gerir as regiões metropolitanas, Luís Pedretti, apontou que será necessária a divisão da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que contará com 34 municípios, em três sub-regiões – Ribeirão Preto, Mococa e Jaboticabal – porque foram detectadas diferenças econômicas e sociais em cada localidade.

A prefeita Dárcy Vera, que chegou atrasada ao encontro, pois estava realizando exames médicos, ao notar a baixa presença de prefeitos da região – apenas Aldair Cândido, de Pradópolis, e Adelino Carneiro, de Dumont – disse que é preciso brigar em conjunto para que o projeto finalmente saia do papel, e pediu urgência para que a lei seja enviada para o governador, e comparou com a situação da ampliação do aeroporto, que ainda não saiu do papel, para ilustrar o desânimo dos políticos da região.

“Não sei quantas vezes fui em reunião sobre o aeroporto. Nós seguimos todos cronogramas, e chegou abril de 2016 e nada. Estamos falando de tanta coisa, aeroporto, região metropolitana, mas não chega dinheiro para pagar a Santa Casa”, desabafou Dárcy.

Ela ainda pediu para por os pés no chão. “Estamos vivendo duas realidades. Uma futurista demais e outra atrasada demais. Precisamos de um meio termo. Cada um está fazendo a sua parte, e Ribeirão Preto está cumprindo com tudo, mas pelo amor de Deus, manda o governador assinar esse projeto”, completou a prefeita.

Já o presidente da Emplasa afirmou que, com o término das audiências, será necessária a elaboração da minuta da lei, que cria a região metropolitana, para ser enviada ao governador, o que de acordo com ele deve acontecer até o fim deste mês.

“Pretendemos enviar para o governador Alckimin no início de maio. Estamos com expectativa que o projeto seja aprovado ainda neste semestre”, disse Pedretti. Já o secretário estadual para Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, afirma que não existe a menor chance de algo dar errado.

“Agora estamos concluindo uma etapa importante deste processo. Não há a menor chance disso voltar para trás. É preciso olhar para o futuro para que a região metropolitana cumpra o seu papel de absoluta parceria entre as forças políticas da região, contribuindo para encurtar as distâncias sociais”, declarou Mesquita.


Fotos: Leonardo Santos

Compartilhar: