Dia 25 de novembro é o Dia do Doador Voluntário de Sangue
Unidades do Hemocentro de Ribeirão Preto realizam a campanha “Novembro Vem Doar”

Dia 25 de novembro é o Dia do Doador Voluntário de Sangue

"A necessidade de sangue é diária, temos pacientes internando todos os dias e precisam de sangue", alerta a assistente social do Hemocentro

Dia 25 de novembro, sábado, é o Dia do Doador Voluntário de Sangue. O dia foi estabelecido por um decreto-lei no dia 30 de junho de 1964. A data foi definida no dia 25 de novembro em homenagem ao aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

Em Ribeirão Preto, as duas unidades do Hemocentro estenderam a campanha para todo o mês, batizado de “Novembro Vem Doar”. E no sábado, 25, irão oferecer um lanche especial aos doadores. "No Brasil, é importante incentivar o hábito da doação de sangue. No nosso país falta essa cultura e sempre há a necessidade de se lembrar que não existe substituto de sangue, não existe uma fábrica que produza o sangue sintético", explica a assistente social do hemocentro, Marina Pereira Braga.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos com o peso mínimo de 50kg podem ser doadoras. Para menores de idade, de 16 e 17 anos, a doação só pode ser realizada com a presença do responsável legal. A pessoa não deve apresentar nenhum tipo de problema de saúde no momento, mesmo que seja uma gripe ou crise alérgica, por exemplo.

Não é necessário jejum, porém após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos pede-se um intervalo de três horas para iniciar a doação. Outros impedimentos serão analisados em entrevista antes da doação.

Unidades
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto - USP
Onde: 
Rua Tenente Catão Roxo, 2501 -  Entrada pela Rua Prof. Hélio Lourenço

Hemocentro de Ribeirão Preto - Posto de Coleta
Onde: 
Rua Quintino Bocaiuva, 470 

Horário de funcionamento para doação de sangue: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30, apenas na unidade da USP.


Foto: Pixabay

Compartilhar: