Liderança Feminina: Aline Pileggi

Liderança Feminina: Aline Pileggi

“Liderar é inspirar, é ser referência, transmitir o que aprendeu e estar aberto a absorver o novo"

Ela sempre gostou de criar, escrever, inventar histórias. Formada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), a vice-presidente da Associação dos Publicitários especializou-se em Teoria e Técnica de Comunicação (Cásper Libero), Mídia Sociais (ESPM) e Marketing Digital (Digital Mkt Institute). “Logo que me formei fui para São Paulo, onde fiquei por 10 anos, trabalhei em grandes agências, com grandes contas, mas este sempre foi um mercado dominado por homens, principalmente na área de criação, e sendo mulher e do interior o desafio foi sempre dobrado. Era preciso provar o meu talento o tempo inteiro. Hoje, os desafios são outros, tenho uma carreira consolidada, mas devo ser uma das poucas mulheres donas de agência em Ribeirão Preto”, relata Aline Pileggi.


Ser premiada no Festival de Cannes com um trabalho para a Harley Davidson, foi sua maior conquista. “Ganhar um leão em Cannes é o sonho de qualquer publicitário e eu realizei! Foi o primeiro leão da Grey Brasil (agência que trabalhava na época), conquistado por duas mulheres criando para uma marca focada no público masculino.” “Outra conquista que me orgulho muito foi fundar a Agência MOV, que hoje é uma das mais premiadas da cidade e região”, diz Aline.


Para a publicitária, a maternidade contribuiu muito com o desenvolvimento da sua liderança. “Dizem que as mulheres se tornam líderes melhores após serem mães, eu não tenho dúvidas. Ironicamente, segundo uma pesquisa da FGV, 48% das mulheres são demitidas até dois anos após a licença-maternidade”, alerta. 


Aline acredita que para ser um bom líder é preciso saber ouvir, ter empatia, dar ferramentas para a equipe voar e proporcionar um ambiente colaborativo. “Ser líder é ser relevante na vida de alguém, ver esta pessoa evoluir, e saber que fez parte disso. Tive a sorte de trabalhar com muitas mulheres inspiradoras durante toda a minha carreira. Minha primeira Diretora de Criação foi quem fez brilhar meus olhos para a área. As mulheres da MOV lideram a agência com maestria. São todas inteligentes, batalhadoras, poderosas e com histórias inspiradoras”, enfatiza.


Aline deseja ver cada vez mais mulheres ocupando cargos de liderança, para que as novas gerações se enxerguem nesta posição. “A liderança feminina é, acima de tudo, uma forma de representatividade. Quero que minha filha nunca tenha dúvidas de onde pode chegar e que meu filho veja com normalidade uma mulher em posição de igualdade”, afirma. A publicitária acredita que a agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), favoreça a diversidade nas organizações. “Outro caminho, é ampliar a parceria feminina: divulgar e incentivar o trabalho de outras mulheres, apoiar, contratar, promover, enaltecer e, principalmente, inspirar e ser inspirada por outras mulheres”, conclui Aline.


Fotos: Lidia Muradás | Produção: Robes Britto

Compartilhar: