Liderança Feminina: Bruna Amorim, Cárita Pellegrini, Débora Novas e Suellen Nardi

Liderança Feminina: Bruna Amorim, Cárita Pellegrini, Débora Novas e Suellen Nardi

“Liderar é acreditar no liderado e construir resultados em equipe, não com atos impostos, mas com ações positivas e inspiradoras.”

Força feminina no Direito exercido pelo escritório Pereira Advogados, as advogadas Bruna de Mello Amorim, Cárita Martins Pellegrini Carizzi, Débora Batistella Gomes das Novas e Suellen da Silva Nardi contribuem valorosamente para tornar o escritório um dos mais conceituados de Ribeirão Preto e região.


“Comecei como advogada júnior, tive a oportunidade de me desenvolver profissionalmente, compartilhando dos conhecimentos dos gestores e colegas das diversas áreas, e meu trabalho foi sendo reconhecido. Hoje, figuro como associada plena e sub líder da área contenciosa cível. Nada mais importante do que trabalhar em um escritório que te enxerga, apoia e possibilita o crescimento profissional”, enfatiza Débora Novas.


Com os desafios de uma sociedade que se transforma rapidamente, especialmente nos dias atuais, Bruna de Mello percebeu logo, ao se formar, que só se destaca quem está em constante atualização e estudo. “Embora seja evidente o espaço conquistado pelas mulheres nas carreiras jurídicas, existe, ainda, o desafio de se superar uma possível desconfiança em sua capacidade. Foi, e ainda é, preciso provar, diuturnamente, nossa competência para conquistar espaço”, afirma.


Para elas, não há como negar o espaço ocupado pelas mulheres, em todas as áreas do conhecimento, no universo do trabalho, seja ele de qualquer natureza. “Este é um movimento natural e sem retorno. Ainda bem!”, enfatizam. “Essa diversidade no ambiente de trabalho, notadamente na liderança, é essencial para a sustentabilidade dos negócios, uma vez que possibilita uma adaptação mais ágil às necessidades do mercado e aos diferentes públicos consumidores de produtos e serviços”, avalia Cárita Carizzi. 


“Certamente existe a tendência de aumento da representatividade feminina, inevitável tanto pelas exigências crescentes do mercado quanto pela necessidade de certas habilidades que as mulheres tendem a desenvolver melhor ao longo da vida, pelas circunstâncias sociais atuais. Esperemos que essa representatividade cresça de forma efetiva, proporcionando equidade nos mais diversos âmbitos, especialmente nos sentidos de poder de voz e remuneração”, enfatiza a advogada.


Para concluir, Suellen recorda o papel fundamental da liderança feminina no universo do trabalho: promover a diversidade e a inclusão. “As mulheres oferecem diferentes perspectivas, experiências e habilidades, por isso, precisam estar representadas e ser valorizadas no ambiente de trabalho, para que possam inspirar outras mulheres a buscarem posições de liderança também. Cabe a todos um compromisso contínuo para que essa resistência à liderança feminina diminua cada dia mais, até que a mulher esteja, de fato, em pé de igualdade com os homens no mercado de trabalho”, finaliza.


Fotos: Lidia Muradás | Produção: Robes Britto

Compartilhar: