Liderança Feminina: Débora Raspatini

Liderança Feminina: Débora Raspatini

“Um líder capacita e empodera sua equipe. Delega responsabilidades, cobra e fornece feedback. Reconhece o bom trabalho e incentiva o crescimento de cada um.”

Nascida em São Paulo e criada no interior, em Pirassununga, desde criança Débora Raspantini sonhava em ser advogada e seu lado empreendedor também nasceu na infância, próximo aos sete anos, época em que comprava adesivos perto da sua casa e revendia acima do preço no colégio.  


Formada em Direito pela PUC de Minas Gerais, em 2010, especialista em Direito Tributário, Direito Empresarial, Planejamento Tributário, Direito Processual e Material do Trabalho e Membro Immortalis da Academia Internacional de Letras Jurídicas, Cadeira 122, Débora também foi eleita pela revista CARAS como personalidade feminina do ano (2023) no setor jurídico. Apaixonada pelo Direito Empresarial e Tributário, com vasta expertise não só na área jurídica, mas também na área negocial, a advogada é reconhecida por sua habilidade em lidar com questões e transações empresariais complexas.  

 

Sócia fundadora do escritório Teófilo & Raspantini Sociedade de Advogados, em São Paulo — com filial no Município de Ribeirão Preto —, Débora sente orgulho da trajetória profissional. “Comecei a carreira sozinha, com empenho e dedicação, me pautando em um modelo de trabalho com atendimento humanizado, com pessoalidade, de forma personalizada e eficiente, constitui um escritório formado por uma equipe 100% feminina. Posiciono-me de forma firme com relação a presença de mulheres em posições de destaque. Estou cercada de mulheres fortes e dedicadas e essa energia se reflete no trabalho que desenvolvem diariamente, corroborando o sucesso do escritório”, enfatiza.


Em uma época em que se fazia inadmissível a mulher ter uma vida “fora de casa e do casamento”, Myrthes Gomes de Campos enfrentou todos os preconceitos e se tornou a primeira mulher advogada. Isso foi em 1899, quando a Comissão de Justiça, Legislação e Jurisprudência se pronunciou a seu favor, rompendo o preconceito da época, sustentando que não havia qualquer lei que impedisse a mulher de exercer o ofício, por isso, considero-a uma inspiração. 


O campo jurídico antigamente dominado por homens e, hoje, com aumento notável da participação feminina. Mulheres advogadas, juízas, promotoras, procuradoras, dentre outras, têm desafiado as normas sociais e conquistado espaço. A presença feminina no Direito, assim como os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas, são não apenas motivo de celebração, mas uma oportunidade para reconhecer o papel fundamental das mulheres para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, trazendo novas perspectivas e enfrentando questões de gênero que permeiam o sistema, deixando sua marca e inspirando gerações futuras.


“A jornada na liderança é uma oportunidade contínua de aprendizado e crescimento para todos, em especial para a mulher, manter-se motivada e em busca de novos desafios, constitui um importante pilar para a conquista de grandes realizações”, conclui a advogada. 


Fotos: Lidia Muradás | Produção: Robes Britto

Compartilhar: