Liderança Feminina: Fabiana, Imara e Flavia Borges

Liderança Feminina: Fabiana, Imara e Flavia Borges

“Um bom líder busca desenvolver os talentos do seu time e extrair o melhor de cada um, em benefício do grupo, sem perder a humildade de aprender e se capacitar sempre.”

Unidas, mãe e filhas — Imara, Flavia e Fabiana —, consolidaram o grupo Cedro em Ribeirão Preto e região como uma referência na área de beleza e bem estar. Tudo começou em Sertãozinho, em 1987, com a marca O Boticário. Em 2017, o grupo ampliou a atuação no varejo com a franquia da marca global SunglassHut. Hoje, conta com 30 lojas e uma forte atuação em venda direta em 16 cidades da região, comercializando também as marcas Quem Disse Berenice e O.U.I - marca francesa lançada pelo Boticário. “Apesar de atuar em uma área altamente concorrida, sempre acreditei que venceria, porque nunca estive sozinha, contei sempre com minhas filhas ao meu lado e uma equipe muito capaz, em busca dos mesmos objetivos”, afirma Imara de Oliveira.


O crescimento do negócio familiar foi sempre sustentado pela força feminina, que corresponde a 90% do quadro colaborativo, inclusive em cargos de liderança. “Apostamos muito na mulher, que conta com competências importantes, como a capacidade sistêmica, a empatia – um ponto muito forte-, a resiliência para persistir nos objetivos e a delicadeza, que considero essencial em nosso ramo de atuação e na vida”, explica Flavia Borges.


“No início, foi o empreendedorismo que sustentou nosso crescimento, através da abertura de pontos de vendas em Ribeirão Preto e região. Em seguida, a gestão foi decisiva, para aceleração dos resultados e desenvolvimento do novo canal Venda Direta. Hoje, a estruturação da Governança Corporativa, no estabelecimento de diretrizes de atuação para garantia de uma conduta transparente, ética e responsável, é nosso grande objetivo”, aponta Fabiana de Oliveira. 


Empreendedoras, mãe e filhas desenvolveram sua própria liderança. “Disciplina e foco estão em primeiro lugar, porém, o mais importante, para mim, é o entusiasmo pelo que fazemos, através das pessoas com que trabalhamos e produtos que comercializamos. Ter “brilho nos olhos”, é o maior exemplo que podemos dar”, enfatiza Imara.


Para Flavia e Fabiana, sua mãe e as mulheres da equipe são fontes de inspiração. “Considero as colaboradoras de nossas lojas e escritório, que se dedicam às suas famílias e carreiras, inspiração para todas as mulheres que buscam sua realização pessoal e profissional. As mulheres transformam os ambientes de trabalho com sua determinação, resiliência e sensibilidade”, diz Fabiana. “Inspiro-me nessas mulheres que sabem escutar e agir no momento certo, sendo firmes em seu propósito, para que a equipe consiga caminhar e se desenvolver junto. As mulheres estão conquistando cada vez mais seu espaço e mostrando que a diversidade só traz ganho para todos”, conclui Flavia.


Fotos: Lidia Muradás | Produção: Robes Britto

Compartilhar: