Liderança Feminina: Fabiana Orsini Souza

Liderança Feminina: Fabiana Orsini Souza

“Para mim liderar é ouvir. Este talvez seja um dos exercícios mais complexos numa sociedade conectada e rápida"

São fascinantes as possibilidades que o marketing oferece. Foi o que me atraiu”, define a publicitária Fabiana Orsini Souza. Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fabiana está satisfeita com a posição que ocupa atualmente na Pafil, que lhe oferece todas as possibilidades do marketing: o encantamento, a venda, o fortalecimento da marca e a consolidação no negócio. 


“Contribuir para a construção da marca Pafil é, para mim, uma grande realização. Cada novo momento da empresa, cada nova certificação e lançamento, considero uma nova conquista. É um projeto coletivo, de mulheres e homens que sonharam em inovar neste setor em Ribeirão Preto e na região. Hoje, estamos também em outros estados, como Minas Gerais e Santa Catarina. Imagine uma empresa que começou com construções avulsas, ter mais de dez obras em andamento simultaneamente, conquistar importantes certificações e integrar o ranking de grandes construtoras brasileiras. Essa é uma conquista coletiva e tenho orgulho da nossa contribuição. Mais do que o resultado imediato, de hoje, trabalho para que o produto seja reconhecido com excelência no futuro”, explica a publicitária. 


Traduzir os desejos dos clientes não é o bastante para Fabiana, que gosta de ler e está em constante busca por cursos e especializações. “Sempre me questiono, e à minha equipe, ‘o que podemos fazer para além do que já temos feito?’ O marketing, para mim, é encantamento e a oportunidade de mostrar algo novo. Aplicar isso na Pafil, que é uma empresa realizadora de sonhos, é gratificante”, enfatiza.


Para ela, Luiza Trajano e Cristina Junqueira são grandes inspirações, mulheres de tempos diferentes, que se “encontraram” em negócios de grande fôlego, Luiza no Magazine Luiza e Cristina no Nubank. “É admirável a habilidade que elas têm de gestão de pessoas, inovação, visão de negócios e equilíbrio, principalmente em relação à vida pessoal. Coordenar todos os setores – profissional, pessoal e familiar – aliás, é uma grande habilidade feminina”, destaca.


Na sua opinião, honestidade, confiabilidade, diálogo e alinhamento com a equipe são aspectos de liderança muito relevantes. “Para mim liderar é ouvir. Este talvez seja um dos exercícios mais complexos numa sociedade conectada e rápida. Estou sempre disposta a parar, ouvir e acreditar em minha equipe. Considero esta a melhor forma de alcançarmos os resultados propostos”, explica. 


Fabiana acredita no equilíbrio. “Estar em posição de liderança é desafiador para mim e passo isso adiante, inspirando outras mulheres a também ocuparem esses espaços. Adaptação, organização, foco e disciplina são características femininas que contribuem nessa jornada. Hoje, há muito mais mulheres se dedicando a uma carreira, as famílias mudaram, há mais espaço e muito mais desafios, dos quais não desviamos”, finaliza.


Fotos: Lidia Muradás | Produção: Robes Britto

Compartilhar: