Liderança Feminina: Juliana Alcazar Farah

Liderança Feminina: Juliana Alcazar Farah

“É a habilidade de influenciar, servir de referência, inspirar e promover mudanças em nossas próprias vidas e na vida de outras pessoas, com autoridade e respeito"

Empresária e produtora rural, Juliana Alcazar Farah é uma mulher versátil. Divide seu tempo entre campo e cidade — na produção de soja, oliveiras e pecuária de corte no interior de Mato Grosso e de São Paulo —, e atuando como presidente do Sindicato Rural de Mineiros do Tietê e vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP e do Conselho Superior Feminino da FIESP - CONFEM. 


Acostumada a lidar com os desafios à presença feminina na cadeia produtiva, Juliana concilia sua vida pessoal com a missão social de inspirar, apoiar e encorajar milhares de mulheres do agronegócio a se posicionarem contra o preconceito, o machismo e a sobrecarga de trabalho rural. “São três grandes obstáculos: ambientes conservadores e, muitas vezes, intimidadores, avaliação inferior das competências da mulher e falta de aceitação da liderança feminina. Por isso, a presença feminina junto aos sindicatos rurais é crucial para garantir que as vozes e necessidades das mulheres no agronegócio sejam representadas e consideradas”, avalia.


Uma das 100 Mulheres Líderes Globais – Global Networking Wing, coordenadora do Comitê de Mulheres do Agro da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias – OBME e do Comitê de Mulheres da Sociedade Rural Brasileira, Juliana trabalha em atividades rurais da família há mais de 20 anos. “Testemunhei a realidade da população do campo e me deparei com a situação de vulnerabilidade de diversas mulheres. Desde então, estou engajada em ações sociais especialmente voltadas às pequenas produtoras e microempreendedoras”, enfatiza. 


Graduada em Administração de Empresas (PUC-SP), especialista em finanças, gestão, auditoria, controladoria e logística (FGV) e administração em direito tributário (Ibmec-SP), Juliana concilia a agenda pessoal e de trabalho em sua empresa com os projetos da Comissão Semeadoras do Agro. “Estamos em uma trajetória de avanços. No aspecto da capacitação e fortalecimento do empreendedorismo feminino, já reunimos mais de 10.500 mulheres, em mais de 100 encontros presenciais, em diversos municípios do Estado de São Paulo, nas ações de cuidados com a saúde das mulheres do campo e prevenção de doenças, por meio do projeto “Semear é Cuidar”, foram atendidas, gratuitamente, em pouco mais de 8 meses, cerca de 1.000 mulheres para a realização de exames diagnósticos de câncer de mama e, para 2024, o nosso objetivo é beneficiar outras 3.000”, orgulha-se.


Na luta pela causa feminina, Juliana não descansa, acumulando cada vez mais funções. É embaixadora global do Clube Mulheres de Negócios de Portugal, conselheira no Grupo Mulheres da Rede Governança Brasil, membro dos grupos ‘Mulheres do Brasil’ e ‘Líderes Empresariais’ – LIDE, da Comissão de Mulheres Empreendedoras do Sebrae-SP, da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA e do Conselho das Primeiras Damas do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana – COMAM. “É importante continuar apoiando e fortalecendo essas iniciativas, para garantir oportunidades e voz ativa em todas as cadeias produtivas”, conclui.


Fotos: Joel Silva

Compartilhar: