Liderança Feminina: Karine Magalhães

Liderança Feminina: Karine Magalhães

“Toda grande líder desperta admiração e consequentemente se torna um alvo inspirador"

A escolha da profissão foi natural para Karine Magalhães, formada arquiteta e designer de interiores em 2005, no Mato Grosso Sul, onde residia, especialista em Light Design pelo IED, Instituto Europeu de Design, em Milão.


 “A arquitetura sempre esteve presente na minha essência. Desde menina minha maior diversão era desenhar plantas de casas, não só no papel, mas também na terra, embaixo das mangueiras, na fazenda, durante minhas férias. Aos finais de semana, meu passeio preferido era andar de carro pelos condomínios, vendo a arquitetura das casas e, durante minhas viagens, sempre me interessei pela história das edificações e pela vida de arquitetos renomados. Os admirava e dizia: “Um dia quero ser como eles.”


Projetar em um mundo tão globalizado, onde a evolução é um movimento orgânico, constante e extremamente acelerado — acompanhar as tendências estéticas e construtivas —, acaba tornando a profissão do arquiteto muito desafiadora, por isso, a profissional destaca a importância de se adquirir a capacidade e sensibilidade de compreender a essência individual de cada ser humano, para a representar em um projeto arquitetônico. Neste cenário, ao longo de 18 anos, construir uma marca de relevância no mercado do alto padrão, consolidada em valores inegociáveis de ética, respeito, empatia e transparência, considero uma das minhas maiores conquistas!


Para Karine, algumas características são indispensáveis em termos de liderança, como ter visão crítica, cautela e critério em todas as tomadas de decisões, prevendo e amenizando possíveis riscos, ter visão de empreendedorismo e uma visão ampla de futuro, estipulando metas e desenhando formas de alcançá-las. “Também é primordial uma comunicação clara, sem ruídos, a fim de se evitar desencontros ao longo do percurso”, pontua. “Liderança e inspiração andam juntos. Toda grande líder desperta admiração e consequentemente se torna um alvo inspirador, não somente pelo posto de destaque alcançado, através de excelência de suas habilidades, mas também pela capacidade de compartilhar conhecimentos, motivando e encorajando outras pessoas a buscarem o mesmo caminho de sucesso”, avalia.


Como referência, Karine destaca a renomada arquiteta iraquiana Zaha Hadid — primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Arquitetura —, conhecida pelas suas inúmeras obras exuberantes. “É, sem dúvidas, minha maior fonte de inspiração”, declara.


Segundo arquiteta, principalmente pela sua habilidade de exercer multitarefas simultaneamente, o que a torna extremamente produtiva e eficiente, a mulher vem se posicionando cada dia mais no mercado, mediante um olhar empático, mais atento a detalhes e de mais fácil acesso, grandes nomes femininos vêm ganhando espaço e há uma forte tendência a novas líderes deixarem grandes legados, tornando-se inspiração para mulheres das próximas gerações”, finaliza.


Fotos: Joel Silva

Compartilhar: