Liderança Feminina: Maria Cláudia e Naiara Seixas

Liderança Feminina: Maria Cláudia e Naiara Seixas

“Respeito, sinceridade e autenticidade possibilitam tomar decisões assertivas e éticas, motivando os demais"

Tendo como forte inspiração as mulheres da própria família — a avó, a mãe, a irmã e a filha —, a advogada Maria Cláudia de Seixas escolheu sua carreira por influência da avó materna. “Vó Fia foi minha grande incentivadora e, no final das contas, estava certa, porque sou apaixonada pela minha profissão. Com essas mulheres, aprendi a ser forte, a lutar pelos meus sonhos, a ser um trator para o trabalho e a ter respeito pelo ser humano. Na minha opinião, um bom líder precisa se sustentar no respeito e na sinceridade. O mercado de trabalho está disponível para ser conquistado por quem estuda, se dedica, persiste”, avalia.


Formada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), especialista em Direito Processual Penal, Cláudia Seixas fundou seu próprio escritório — o 5º mais admirado em Direito Penal do Brasil (2023) segundo o Ranking Análise Advocacia —, onde hoje trabalha com a filha, Naiara de Seixas Carneiro Caparica, e equipe. “Minha equipe é fantástica! Há uma sinergia incrível entre todos. Quando um está triste, todos correm para ajudar. Há momentos em que nos reunimos para conversar e dar boas risadas, bem como há momentos de tensão, - mas posso garantir que o respeito e a admiração impera entre todos. Essa é a nossa regra”, relata. 


Casada há pouco mais de oito anos com o advogado João Bosco Abrão, Cláudia teve sua vida alterada também pela chegada dos netos e pelo maior cuidado com a saúde. “Parei de fumar e decidi aprender a nadar. Descobri o quão importante é o esporte em nossas vidas. Nado diariamente e isso me faz um bem enorme, me prepara para o dia, que não é fácil, com várias reuniões, audiências, sustentações orais. A palavra rotina, definitivamente, não existe no escritório”, conta a advogada. 


Como maior conquista na vida, a advogada destaca a filha, Naiara, e a família linda que ganhou através dela, com o genro Eduardo e os dois netos: Matheus e Gustavo. “Essa foi a minha grande conquista, o resto foi trabalho”, enfatiza. 


Advogada criminal, especialista em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Naiara de Seixas Carneiro Caparica escolheu a profissão inspirada pela força e coragem da mãe. “Além disso, sempre fui apaixonada pela ideia de buscar justiça e defender os direitos das pessoas, e a advocacia me dá a oportunidade de fazer isso de forma concreta”, afirma.
Na área criminal, os desafios são diversos e constantes. “Lidar com situações emocionalmente intensas, com a pressão (e apreensão) de obter resultados positivos para os clientes e enfrentar o sistema jurídico, muitas vezes complexo, são apenas alguns exemplos. Além disso, não tem como negar que, como mulher, em um campo historicamente dominado por homens, e ainda, filha de uma referência na área criminal em nossa cidade, enfrentei desafios adicionais, como, por exemplo, a necessidade de provar constantemente minha competência, mas isso nunca foi empecilho para mim”, confirma.


Fotos: Lidia Muradás | Produção: Robes Britto

Compartilhar: