Liderança Feminina: Thamila Zaher

Liderança Feminina: Thamila Zaher

“Exemplo, mediação, co-construção, assertividade e transparência permitem ao líder impulsionar os demais a atingirem seus objetivos”

Diretora executiva do Grupo SEB Educação e chairman da Maple Bear Global, desde pequena Thamila Zaher esteve muito próxima das decisões relacionadas às escolas do grupo e assumiu o primeiro cargo executivo aos 17 anos. “Eu pude compreender cedo as responsabilidades e desafios diários da gestão, entender como as decisões que tomamos impactam a vida de muitas pessoas. Começar nova me permitiu errar cedo e aprender rápido. E eu tive a oportunidade de ter pessoas muito boas perto de mim para me ajudar a trilhar esse caminho”, conta Thamila Zaher.

 

Aos 19 anos, apenas dois anos depois de assumir como diretora administrativa, já tinha ampliado suas funções, trabalhando em seis praças diferentes, feito do qual se orgulha muito.
Filha de Chaim Zaher, fundador do Grupo SEB, a executiva diz que entrar para o negócio da família foi algo muito natural. “Descobri a minha paixão pela Educação muito cedo e a vontade de acompanhar esse projeto foi realmente muito natural. Eu nunca tive dúvida de que seria o meu caminho. Sabia que era ali que eu queria estar”, afirma Thamila, que é graduada em Direito e Administração pelo Centro Universitário UniSEB e se especializou nas áreas de educação e negócio em cursos de prestigiadas instituições de ensino, como PUC, INSEAD, Harvard e Stanford University.


Thamila esteve à frente de um dos maiores passos dados pelo Grupo: a cocriação da Escola Concept, uma instituição totalmente inovadora. “Nós repensamos o modelo de educação e re- construir, imaginar e traduzir isso tudo foi um aprendizado gigante e ver o sucesso dessa escola me preenche de propósito”, diz. Outro projeto que a executiva aponta como um grande feito em sua carreira é a aquisição e expansão da Maple Bear.  A marca hoje é uma franquia mundial com mais de 550 escolas em 38 países. “Eu posso dizer que, ao mesmo tempo que foi um dos maiores aprendizados, participar de um projeto global como da Maple Bear foi uma das maiores conquistas. É um dos projetos que eu lidero e trabalhar com diferentes culturas, olhar para o mundo e alcançar o crescimento que estamos alcançando é um orgulho enorme”, destaca.


Para fazer dar certo, Thamila acredita em um modelo de liderança pelo exemplo, onde o líder exemplifica o que diz. Ela acredita que um bom líder deve mediar os processos, costurar e ajudar para que todos consigam ter o seu espaço de forma complementar. “Vejo meu estilo de liderança como uma busca muito genuína para que todos tenham um lugar ao sol. Entendo que cada um tem um estilo singular, pois nossas experiências são únicas, e acho que o olhar empático faz muita diferença. Acredito no human centered leadership, que é você compreender as tendências de futuro, coconstruir junto com as pessoas e trazer todos para o mesmo objetivo e propósito”, explica.


Atuar em um setor em que mulheres e homens ocupam o mesmo espaço, sem diferenciação por gênero, Thamila considera um privilégio. “No grupo temos equilíbrio entre homens e mulheres, incluindo em cargos de liderança. É maravilhoso trabalhar com tanta gente boa, mulheres inspiradoras e dedicadas. É um prazer poder ser também inspiração para mulheres mais jovens, que querem trilhar uma carreira executiva”, conclui. 


Foto: Joel Silva

Compartilhar: