Liderança Feminina: Viviane Mendonça

Liderança Feminina: Viviane Mendonça

“Ser líder é conquistar a admiração do seu time, fazê-lo entender seu papel, enquanto extrai dele seu melhor talento"

Líder desde muito jovem, a advogada, gestora e produtora executiva, Viviane Mendonça sempre conseguiu mobilizar pessoas em torno de projetos e ações com sua força de trabalho. “Só fui aprendendo a administrar melhor o tempo, as múltiplas tarefas e como de fato aproveitar ao máximo as habilidades de cada um para potencializar ainda mais as realizações”, pontua. 
Desde a faculdade ela já organizava eventos e festas. Passou um tempo se dedicando a projetos sócio ambientais e, em 2010, quando voltou para Ribeirão Preto, assumiu a profissão como produtora cultural e, mais tarde, produtora audiovisual. “Formei em Direito, mas acho que já nasci produtora”, afirma. Como produtora cultural, esteve à frente da Feira do Livro de Ribeirão Preto durante 13 anos. Como produtora audiovisual participou da produção de 10 longas metragem e três séries. 


Fundadora da MVM Movimentos Culturais e junto com Camilo Cavalcanti, da O Par, produtora especializada em projetos de alta qualidade artística, Viviane também atua como produtora executiva para produtoras maiores. Participou, por exemplo, de “A Vida Invisível”, vencedor da Mostra un Certain Regard de 2019 no festival de Cannes. “Antes de tudo, sou uma realizadora. O que me motiva, me faz acordar todos os dias animada e feliz com trabalho, é poder ver tudo se concretizando, seja um roteiro virar filme, um projeto virar uma feira do livro ou uma ideia sair do papel e se transformar em um grande festival. É isso que gosto de fazer, é onde eu me realizo”, enfatiza. 


Um dos grandes desafios da carreira é o financiamento dos projetos. “Conseguir garantir que eles se viabilizem, lidar com prazos apertados e bastante pressão e, por outro lado, coordenar equipes grandes e diversas, com vários aspectos diferentes no seu escopo, tudo isso exige liderança, disciplina e administrar bem o dia a dia sem rotina. No meu caso, fico tanto em São Paulo quanto em Ribeirão Preto, conciliando outras viagens, mas é enriquecedor”, afirma.


Viviane considera extremamente importante que mulheres que conquistaram posições de liderança impulsionem outras mulheres a fazerem o mesmo. “Me inspira ver mulheres líderes em ambientes extremamente masculinos como, por exemplo, na indústria cinematográfica”, ressalta. 


Recentemente Viviane assumiu a gestão executiva do Instituto Nova Era — que atua no Brasil todo, mas principalmente na região de Ribeirão Preto, tendo como sede Cravinhos —, com a missão de gerir projetos socioambientais. “Escolhi ser produtora e busco sempre alinhar o trabalho com o propósito de realmente impactar pessoas. Para mim é uma honra gerenciar essa equipe com foco na implementação de sistemas agroflorestais, educação ambiental e cultura regenerativa, buscando valores que desde do início da minha carreira, quando comecei o trabalho no terceiro setor, com formação de jovens filhos de agricultores, sempre estiveram presentes. Estou muito feliz com essa retomada, penso que é o momento propício para debatermos esses termos e contribuirmos para a questão ambiental tão urgente”, avalia.


Fotos: Lidia Muradás | Produção: Robes Britto

Compartilhar: