A mudança do Ensino Fundamental para o Médio

A mudança do Ensino Fundamental para o Médio

Jovens falam sobre a mudança para o Ensino Médio e seus objetivos em relação ao futuro

A mudança do ensino fundamental para o ensino médio é esperada por todo adolescente que está prestes a concluir o 9º ano. Pensando nesta expectativa e emoção que a mudança causa nos alunos, o Portal Revide entrevistou duas adolescentes para compreender essa transformação e fechamento de ciclo.

Mariana Azevedo, 14 anos, está animada com sua ida para o ensino médio. “A sensação é boa e a expectativa é muito grande, pois essa nova fase vai me preparar para o vestibular, onde vou ter a oportunidade de decidir o meu futuro”, comenta.

O medo da mudança não afeta a jovem, que afirma estar pronta para as novas amizades, mas em dúvida em relação ao que vai querer fazer após o fim do Ensino Médio.

Já para Giovana Petean Palma, 14 anos, a mudança é uma etapa decisiva de sua vida. “Sinto que estou passando para uma nova mudança da minha vida. Uma etapa decisiva para minha vida, que me direcionará para o caminho que devo seguir. Nela vou adquirir novos conhecimentos que serão somados aos conhecimentos que já tenho e que levarei pelo resto de minha vida profissional e pessoal”, afirma.
 
A jovem pretende aprofundar seus conhecimentos e rever tudo que já viu nos estudos. “Nessa nova fase eu espero aprofundar meus conhecimentos, rever conteúdos que já vi e estudar conteúdos novos, os quais ainda não conheci. Também pretendo ter contato com novos professores e novos colegas que terão grande importância nessa etapa da minha vida”, comenta.

Giovana afirma estar confiante em relação aos próximos três anos e diz que não sente medo algum relacionado a esta mudança. A jovem espera poder aprender coisas novas e aprofundar conhecimentos já existentes. “Espero que haja novas disciplinas com novos conceitos que ainda não aprendi, e pretendo rever disciplinas que já conheço de forma mais aprofundada”, conta.
 
Nesta nova fase, Giovana pretende fazer novas amizades e conhecer pessoas que possuem os mesmos objetivos que ela. A adolescente quer prestar o vestibular para área de exatas, como Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, ou Medicina, na área biológica.  

“Eu acho que essa mudança será essencial e definitiva para minha vida profissional e pessoal. Através dela poderei alcançar meus objetivos e conseguir o sucesso desejado em minha carreira”, finaliza.

Revide On-line
Gabriela Maulim
Fotos: Divulgação

Compartilhar: