Agrishow salva vendas de veículos no Brasil
Agrishow salva vendas de veículos no Brasil

Agrishow salva vendas de veículos no Brasil

De acordo com a Anfavea, em maio houve crescimento de 19% nas vendas de máquinas agrícolas no País

Para Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Agrishow, que aconteceu no fim do mês de abril, em Ribeirão Preto, foi a principal influenciadora no aumento do número de vendas de máquinas agrícolas no mês de maio, já que os negócios foram fechados nos dias seguintes ao término da feira.

De acordo com a entidade, foram 3,4 mil máquinas agrícolas vendidas no último mês, quantidade 19,3% a mais do que em abril. Para o presidente da entidade, Antonio Megale, após a Agrishow “houve uma corrida de pessoas a procura dos recursos do Moderfrota”, programa de financiamento de modernização do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mesmo assim, a quantidade é 16% menor do que em maio de 2015, enquanto em abril a atividade sofreu retração de 32%, em março de 43%, em fevereiro de 36% e em janeiro de 53% em comparação com os mesmos meses do ano anterior.

A previsão é de que em 2016 o segmento de máquinas agrícolas vendam 38 mil unidades, o que representa baixa de 15,5%. A estimativa para produção é de queda de 16,4%, com 46,2 mil unidades no final do ano. E para as exportações é esperado um cenário de retração de 18,6%, com 8,2 mil unidades.

Produção de carros

A produção de veículos automotores em maio somou 175,3 mil unidades, um aumento de 3,2% em relação a abril, cerca de 169,8 mil veículos, de acordo com balanço da Anfavea. Na comparação com maio de 2015, quando foram produzidos 213,8 mil, houve queda de 18%.

No acumulado do ano, a produção totaliza 834 mil unidades, queda de 24,3% em relação ao mesmo período do ano passado, ao todo, foram 1,101 milhão de automóveis. De acordo com a entidade, a previsão é que em 2016 haja queda de 5,5% na produção, redução de 19% nas vendas e elevação de 21,5% nas exportações.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: