Alta do Dólar deixa produtos natalinos mais caros

Alta do Dólar deixa produtos natalinos mais caros

Entretanto, a média dos preços é mais baixa do que ao índice de inflação oficial

O preço médio dos produtos natalinos ficaram em média 10,12% mais caros no Natal 2015, na comparação com o feriado do ano passado, de acordo com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).

O número é um pouco abaixo da previsão do índice de inflação oficial do IBGE para este ano, que é de 10,7%. Os produtos que elevaram a média dos preços foram as frutas cristalizadas, que tiveram aumento médio de 16,5%, devido à desvalorização do Real frente ao Dólar, o que diminuiu as importações.

Uvas passas claras (38,3%), nozes com e sem casa (32,5% e 27,3%) foram os produtos que mais ficaram caros, já o quilo do peru (0,77%), panetone de 500g (2,15%) e chocottone (2,43%) foram os que apresentaram menor encarecimento. As carnes especiais - como lombo de porco, pernil, aves engordadas – tiveram elevação média de 4,2%.

Foram analisados 18 supermercados e 1490 produtos. Essa variedade de oferta foi um dos motivos para os preços não terem crescido acima da inflação oficial. “A elevação dos preços em 10,12% reflete um mercado de forte concorrência no qual acontecem preços semelhantes aos indicados na pesquisa do ano anterior, como as carnes especiais e para os panetones, que se relacionam”, explicam os responsáveis pela pesquisa.

 

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: