Atividade econômica registra estabilidade em abril
Estabilidade econômica chega depois de 15 meses de queda

Atividade econômica registra estabilidade em abril

Antes, no entanto, os índices econômicos tiveram 15 meses seguidos de queda

Depois de 15 meses seguidos em queda, a atividade econômica ficou praticamente estável em abril. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou crescimento 0,03% em abril, comparado a março, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 16.

Na comparação entre abril deste ano e o mesmo mês de 2015, houve queda de 4,99%, de acordo com os dados sem ajustes já que são períodos iguais na comparação. A atividade econômica registrou retração de 5,41% em 12 meses, encerrados em abril, e de 5,97% no ano. O índice dessazonalizado em 12 meses, apresentou queda de 5,35%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia (indústria, comércio e serviços e agropecuária), além do volume de impostos.

O indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Compartilhar: