Black Friday: Procon-SP tem 224 reclamações
A maquiagem dos preços foi a queixa mais relatada pelos consumidores

Black Friday: Procon-SP tem 224 reclamações

Em Ribeirão Preto, a fundação afirma que o dia foi tranquilo, mas foram identificados problemas em preços praticados

Em todo o Estado de São Paulo, o Procon registrou mais de 224 reclamações de consumidores durante a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 23. Os sites de comércio eletrônico são os principais alvos de reclamações, especialmente, as motivadas pela “maquiagem” dos preços dos produtos.

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Cerca de 28% das queixas realizadas pelos usuários foram contra sites de comércio eletrônico. A maquiagem de desconto, em que as empresas cobram frete para compensar a redução do valor, foi o problema mais relatado, com 74 reclamações (33,9% do total); em seguida, vem as mudanças de preço após a finalização das compras, com 45 (20% do total); e, em terceiro lugar, o pedido de cancelamento da venda por parte da empresa, com 35 (15,6%).

Confira a tabela (fonte: Procon-SP):

Em Ribeirão Preto, a Black Friday foi tranquila

Em Ribeirão Preto, o Procon local também realizou a fiscalização e identificou problemas, como preços diferentes das etiquetas e parcelas maiores em relação ao valor do produto à vista.

“O nosso fluxo de atendimento foi fraco, até porque, isso é normal do evento. A demanda do Procon ocorre depois da Black Friday. Mas, a fiscalização andou pelas ruas e identificou algumas coisas em relação ao evento, questão de precificação, caracteres diferentes e preço da parcela muito maior do que o valor à vista. Isso acaba confundindo o consumidor. Porém, são problemas que ocorrem em qualquer situação, não apenas na Black Friday”, relata o chefe do Procon de Ribeirão Preto, Feres Junqueira Najm.

No entanto, ele comenta que a procura dos consumidores durante o dia foi fraca. Ele ainda relatou que no Estado algumas infrações foram cometidas por grandes lojistas, mas as multas ainda serão calculadas.

 

 


Foto: Pedro Gomes

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