Bons ventos
Grandes eventos impulsionam economia de Ribeirão Preto neste segundo trimestre, devem movimentar mais de R$ 500 milhões e gerar mais de 12 mil empregos
Ribeirão Preto se prepara para um dos melhores períodos econômicos do ano, neste terceiro trimestre. Os bons ventos de eventos emblemáticos como a Agrishow, o Ribeirão Rodeo Music e o Festival João Rock, devem injetar mais de R$ 500 milhões na economia local e gerar mais de 12 mil empregos nesses meses que a cidade se torna um centro de atividades para os negócios, comércio e serviços.
A estrela principal do período é, sem dúvida, a Agrishow. A 29ª edição da principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina estima movimentar cerca de R$ 500 milhões entre os dias 29 de abril e 3 de maio em Ribeirão e em cidades vizinhas. O valor contempla os gastos dos visitantes em transporte, hospedagem, bares e restaurantes, compras em comércios locais, visitas a parentes e amigos, atividades culturais e passeios turísticos. “Nas pesquisas que realizamos mensalmente por meio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), percebemos que os grandes eventos sempre geram impacto positivo ao varejo. A Agrishow é um grande exemplo. A feira já traz aumento de movimentação antes de sua realização, já no período de montagem. Vem muita gente de fora para isso. E, nos dias específicos de Agrishow, o movimento é muito grande”, diz o economista do Sincovarp, Diego Galo.
A diretora da Informa Markets, Liliane Bortoluci, organizadora da Agrishow, ressalta a importância da feira para a economia local, com foco também na geração de empregos. “Em 2023, por exemplo, mais de 7000 trabalhadores solicitaram registro para atuarem de alguma forma na feira, seja na montagem, realização ou desmontagem do evento. E com certeza muitas outras oportunidades de trabalho em diversas áreas também foram criadas em toda a região.” Gali ressalta que, a realização do rodeio na mesma época –nos dias 20, 26, 27 e 30 de abril– reforça esse cenário. A estimativa é que sejam gerados cerca de 2.400 empregos diretos e indiretos com a realização do Ribeirão Rodeo Music na cidade, segundo a organização. “O RRM é um dos principais e mais relevantes eventos do gênero no Brasil, atrai turistas e visitantes, gerando grande impacto na economia local. A própria organização e trabalho direto no evento demandam profissionais e mão-de-obra de diversos setores como montagem, som e iluminação, produção, segurança, serviços gerais, limpeza, transporte especializado, comércio no local, entre outros. A movimentação proporcionada pelo público do RRM, que cresce a cada ano, também fomenta outros segmentos como turismo/hotelaria, transporte, serviços e gastronomia, por exemplo. Toda cidade e região têm a ganhar com um evento deste porte”, diz Matheus Calil, um dos organizadores do RRM.
Melhor ano para a hotelaria
O segmento hoteleiro de Ribeirão Preto é um dos mais beneficiados na esteira dos grandes eventos. Segundo Aurelio Andriolo Neto, gerente geral da rede Le Privilège –dos hotéis Araucária Plaza, Garden Hotel e Mont Blanc– desde o início do ano o movimento na rede está positivo, mas o segundo trimestre é um dos mais esperados do ano. “Esse ano tem sido muito bom, com nosso movimento muito positivo. Sem sombra de dúvida, um dos melhores anos da história, com alta em torno de 40% em relação ao ano passado”, conta. Aurelio diz que todos os 540 quartos da rede já estão reservados para os dias de Agrishow. “Nesses três meses que antecedem a feira e nos três meses depois, temos ocupação de 100% nos quartos”, diz. O movimento também é forte nos restaurantes dos hotéis da rede durante a temporada de eventos.
Segundo Diego Gali, economista do Sincovarp, outros segmentos como postos de combustíveis/lojas de conveniência, farmácias e drogarias, vestuário, calçados e acessórios também faturam com os eventos na cidade. “Esses eventos projetam a força de Ribeirão Preto, ainda mais, para o Brasil e o mundo. E quanto mais a cidade faz essa vocação para eventos acontecer, mais investimentos são atraídos/gerados, tanto públicos quanto privados. Circulam mais recursos com mais empregos. Uma coisa puxa a outra e a roda da economia gira”, explica.
Em junho, o João Rock fecha o principal trimestre de grandes eventos de Ribeirão. O festival de música brasileira reúne milhares de pessoas de todo o país para celebrar o melhor da cena musical nacional. Segundo a organização, são aproximadamente, 5 mil oportunidades de empregos diretos, incluindo o período pré-evento e durante o festival. “O João Rock integra o setor de turismo de entretenimento, que, realmente, tem um impacto social e econômico extremamente significativo para a cidade e região, pois movimenta o mercado e fomenta negócios em toda a cadeia produtiva do turismo. O Festival também cumpre um papel muito importante de divulgar Ribeirão Preto para todo o país. Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos, recebemos público de todos os Estados brasileiros e Distrito Federal. Este mercado do entretenimento tem uma força muito grande para ativar e impactar positivamente a economia local”, diz Luit Marques, um dos organizadores do João Rock.
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