Brasileiros se endividaram mais para manter despesas básicas
Brasileiros precisaram se endividar para pagar as contas básicas do mês

Brasileiros se endividaram mais para manter despesas básicas

Desemprego e crise econômica fizeram população aumentar dívidas para comprar mantimentos e pagar contas básicas

A Serasa, em parceria com a Blend New Reserch, divulgou nesta terça-feira, 15, um estudo sobre o perfil do endividamento dos brasileiros neste ano e conclui que, com a pandemia e a alta taxa de desemprego, o consumidor passou a se endividar para manter despesas básicas como mantimentos e contas de luz, água e aluguel.

Tal atitude também é observada em como o auxílio emergencial foi utilizado: 64% dos usuários usaram ou pretendem usar o valor para despesas domésticas. Outro fator que mostra essa tendência é que, mesmo no período de comércio não essencial fechado, o que diminuiu e limitou as opções de gastos, o cartão de crédito ainda liderou o ranking de dívidas, um indicativo de que o recurso tem possivelmente sido utilizado para compras essenciais.

Mesmo o desemprego tendo ficado estável como maior motivo de endividamento quando comparado ao ano anterior, a suspensão ou alteração do contrato de trabalho pode ter afetado a capacidade financeira da população. "Quando a renda do brasileiro é cortada, seja em partes ou por completo, o cartão de crédito é o primeiro recurso para manter compras cotidianas, mesmo que isso possa se tornar uma dívida futuramente", afirma gerente de marketing da Serasa, Matheus Moura.

Outro fator relevante é que, apesar de estarmos no meio de uma pandemia, em 2020, o endividamento com gastos de saúde não está entre os mais citados como motivo de endividamento, diferentemente de 2018 e 2019.

A pesquisa também aponta que oportunidades de limpar o nome, ficar livre das dívidas e voltar a ter crédito no mercado são o que interessa para o consumidor. Tendo como maiores motivos para renegociar uma dívida  ter o "nome limpo" (54%) e se deparar com uma ótima oferta para quitar o débito (24%), a Serasa tem investido em ações que apoiem o consumidor nessa jornada como o Feirão Serasa Limpa Nome, que tem ofertas agressivas com mais de 50 empresas de diversos setores que chegam a 99% de desconto.

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Foto: lkzmiranda por Pixabay

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