Ceia de Natal deve ficar 10% mais cara em 2015

Ceia de Natal deve ficar 10% mais cara em 2015

Porém Apas acredita que as vendas crescem; mas os produtos importados apresentam retração

Mesmo com a ceia 10% mais cara, as vendas de produtos alimentícios para o Natal devem crescer 7% em 2015, no Estado de São Paulo, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), mesmo com a previsão da diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2%.

Os panetones e chocotones, que apresentam aumento de 8% com relação ao ano passado, devem puxar as vendas, com expectativa de crescimento de 10%. Para a entidade, a diversificação de sabores, e as ações no ponto de venda, são os fatores que impactarão positivamente no comércio.

Já o peru e o frango especial, devem ficar 7% mais caros este ano, na comparação com 2014. Mas quem deve apresentar maior crescimento, segundo os supermercadistas, são as castanhas, nozes e as frutas secas, devido à desvalorização do real frente ao dólar. Esses estão 30% mais caros.

Pelo mesmo motivo, os azeites estão com os preços até 12% mais altos. Outros itens que ficaram mais caros nos últimos 12 meses, estão os vinhos (24,3%), o bacalhau (14%), e os espumantes (13%). A Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas e Alimentos (Abba) acredita que por isso as vendas de produtos importados devam diminuir 30%.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada nesta quinta-feira, 12, mostra que as vendas de bebidas e alimentos caíram 2,3% este ano. A Apas acredita que o desempenho para os meses de novembro e dezembro deverá ser moderado, já que o aumento no período deverá crescer na mesma proporção do que as vendas durante 2015.

Enquanto na Apas a expectativa é um pouco positiva, a Associação Brasileira de Supermercados (Abas) tem uma visão bem mais pessimista, já que espera que as vendas só cresçam 0,4%, portanto ficarão estáveis.

Revide On-line
Foto: Arquivo Revide

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