Com queda na energia, inflação em Ribeirão Preto é de 0,4%
Com queda na energia, inflação em Ribeirão Preto cresce 0,4%

Com queda na energia, inflação em Ribeirão Preto é de 0,4%

Baixa nos combustíveis também contribuiu para segurar índice

Com a ajuda da queda dos preços dos combustíveis, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no mês de abril de 2017 foi de 0,425% em Ribeirão Preto, de acordo com levantamento da Associação Comercial e Industrial (Acirp), em parceria com a Fipe, divulgado nesta segunda-feira, 15.

Os itens relacionados a transportes, como os combustíveis, contribuíram, já que os preços praticados na venda do litro do etanol diminuíram 6,1% no último mês, enquanto a gasolina ficou 1,5% mais barata.

Outro item que influenciou foi a conta da energia elétrica, que ficou 4,7% mais em conta, mesmo com a bandeira tarifária designada para o mês sendo a vermelha, o que eleva o preço em R$ 3. Em abril, no entanto, a conta de luz foi menor em razão da devolução de uma cobrança indevida de energia.

Já os itens relacionados à saúde (1,2%) e à alimentação (1,2%) tiveram alta. Alimentos como carne bovina (3,1%), leite (1,5%) e café (2,2%) apresentaram as maiores variações, além dos produtos que apresentam mudanças nos preços, em razão da sazonalidade. Despesas pessoais (0,5%) e vestuário (0,2%) também apresentaram alta.

No Brasil cresceu menos

Já no País, houve inflação de apenas 0,1%, de acordo com o IBGE, com baixo crescimento nos preços, justamente em razão da queda nos valores das tarifas de energia elétrica.


Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Compartilhar: