
Com Semana do Consumidor, comércio de Ribeirão estima alta de 1,5% em março
Cenário macroeconômico confirma diminuição do poder de compra das famílias; Fator positivo é a recente liberação de via impactada pelas obras na região central da cidade
A expectativa de crescimento nas vendas de março de 2025 em Ribeirão Preto é positiva, com uma previsão de aumento médio de 1,5%, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, as vendas também registraram alta de 1,5% em relação a 2023. Os dados são do estudo realizado pelo SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região), pela CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), com apoio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo).
De acordo com Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP, o pico das vendas deve ocorrer durante a Semana do Consumidor, entre os dias 10 e 15 de março, seguido por uma estabilização nos dias subsequentes. “A expectativa é que a maior movimentação ocorra durante essa semana, mas depois haverá uma desaceleração nas vendas ao longo do mês”, explicou.
Impactos da Inflação e Taxa de Juros nas Compras
Ainda segundo Galli, o cenário econômico atual tende a gerar um crescimento modesto, com um viés de estabilidade. O poder de compra dos consumidores continua sendo impactado pela alta inflação, que teve um salto de 1,31% em fevereiro, conforme o IPCA/IBGE, e pela elevação da taxa de juros, que deve alcançar 14,25% em março. Esse aumento no custo do crédito afeta diretamente as decisões de consumo.
Outro ponto relevante, conforme o pesquisador, é o endividamento das famílias brasileiras, que, em fevereiro, alcançou 76,4%, de acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). “Com a inflação elevada e os juros altos, o crédito fica mais caro e isso desestimula o consumo. Além disso, o endividamento das famílias tem se mostrado preocupante”, afirmou Galli.
Indicadores de Consumo Mostram Cautela
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da CNC, também aponta uma tendência de cautela. Em fevereiro de 2025, houve uma queda de -0,2% em relação a janeiro, e de -1,1% quando comparado com fevereiro do ano anterior. A redução é especialmente notável na compra de bens duráveis, como eletrodomésticos e móveis.
“A queda na Intenção de Consumo reflete a postura mais cautelosa dos consumidores, que ainda aguardam um cenário econômico mais favorável. Esse comportamento provavelmente se manterá ao longo de 2025, o que também afeta as empresas, que podem adiar investimentos e reduzir as contratações”, analisa o especialista.
Oportunidade com a Liberação de Vias no Centro de Ribeirão Preto
Apesar dos desafios econômicos, um fator positivo se destaca: a liberação total do trânsito na Rua São José, no centro de Ribeirão Preto, anunciada pela Prefeitura no último domingo, 9. A liberação das vias deve ajudar a revitalizar o comércio local, que foi impactado negativamente pelas obras de requalificação urbanística. O mesmo ocorrerá com as ruas Marcondes Salgado e a Avenida Nove de Julho, que devem ser liberadas nas próximas semanas.
“Essa liberação é um alívio para o setor comercial, principalmente neste momento em que se aproximam as datas comemorativas do calendário varejista. A manutenção das interdições teria um impacto negativo ainda maior nas vendas e nos negócios de milhares de empreendedores e seus funcionários”, conclui Galli.
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