Comércio de Ribeirão Preto projeta aumento de 2% a 4% nas vendas em junho

Comércio de Ribeirão Preto projeta aumento de 2% a 4% nas vendas em junho

Frio, festas juninas e Dia dos Namorados devem impulsionar o varejo; 62% dos consumidores planejam comprar na principal data do semestre

O comércio de Ribeirão Preto projeta um crescimento entre 2% e 4% nas vendas durante o mês de junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta levantamento do Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVARP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), por meio do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV).
 

De acordo com a análise, fatores como a chegada do frio, a temporada de festas juninas e, principalmente, o Dia dos Namorados devem contribuir para melhorar o desempenho do setor. O tíquete médio previsto para os presentes da data comemorativa varia entre R$ 250 e R$ 300.
 

“Vamos ter um pico de vendas até o Dia dos Namorados (12 de junho, quinta-feira) e uma acomodação natural no restante do mês. Caso a projeção se confirme, será uma pequena, mas importante recuperação em relação a junho de 2024, quando as vendas ficaram negativas em -1% na comparação com o ano anterior (2023)”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.
 

Intenção de compra
 

Com base em dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil e Offerwise Pesquisas, o CPV projeta que 62% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras para o Dia dos Namorados. Desse total, 61% devem comprar um único presente e 27% pretendem adquirir dois itens.
 

Em relação aos gastos, 38% dos entrevistados esperam desembolsar o mesmo valor do ano passado, 33% pretendem gastar mais e 16% planejam gastar menos. A maioria dos consumidores (76%) afirma que deve fazer pesquisa de preços antes da compra, principalmente pela internet (86%).
 

Campeões de vendas
 

Entre os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados estão roupas, lingeries e peças íntimas, calçados, perfumes, chocolates, joias, bijuterias, celulares, livros e flores naturais. As lojas físicas aparecem como o principal canal de compra (57%), mas a data também costuma aquecer setores como bares, restaurantes e hotéis.
 

Com a chegada do frio e das festas juninas, outros segmentos também devem se destacar, como vestuário, calçados, acessórios, tecidos, armarinhos, artigos para festas, doces e até papelarias.
 

Cautela
 

Apesar do otimismo com o período, o cenário econômico ainda exige atenção por parte dos lojistas e consumidores. “A inflação continua em alta e a taxa de juros também subiu, além disso os índices de endividamento das famílias e de inadimplência continuam em patamares elevados. São fatores que diminuem o poder de compra e acabam por exigir maiores sacrifícios por parte dos consumidores”, comenta Diego Galli Alberto.
 

O pesquisador finaliza destacando que, embora as vendas do varejo estejam abaixo do esperado no primeiro semestre de 2025, há expectativa de melhora. “Esperamos que as reduções dos preços dos combustíveis possam diminuir a pressão inflacionária, gerando um ambiente mais favorável ao consumo ainda no mês de junho.”


Foto: Geralt para Pixabay

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