Comércio: Dia dos Namorados em RP está quase 30% menor
Dia dos Namorados em RP está quase 30% menor no comércio

Comércio: Dia dos Namorados em RP está quase 30% menor

Setor de Ribeirão Preto deve deixar de arrecadar R$ 8,5 milhões nas vendas para o Dia dos Namorados

A crise econômica afeta até as trocas de presentes para o Dia dos Namorados, aponta estudo da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). Pesquisa apresentada nesta quarta-feira, 8, mostra que o comércio de Ribeirão perderá R$ 8,5 milhões na data, na comparação com 2015.

O percentual é 28,5% menor, já que em 2015 as intenções de compra foram de R$ 29,9 milhões, enquanto para este ano a previsão é de que o caixa do comércio seja incrementado em R$ 21,4 milhões. O ticket médio que os casais pretendem desembolsar é de R$ 135,75, enquanto no último ano foi de R$ 166,15.

Para economistas, o aumento do desemprego é o principal fator que influencia nesta diminuição do dinheiro em circulação – em abril, Ribeirão Preto teve mais de 300 postos de trabalho extintos, sendo que o comércio efetuou mais de 2,2 mil demissões – e, por isso, pressiona o consumo de maneira negativa. “Os supérfluos são deixados de lado e os presentes acabam tendo um limite de valor mais baixo”, como aponta o economista Reginaldo Gonçalves.

Os chocolates são a preferência dos casais, já que 41% deles afirmam que vão presentear o namorado ou namorada com algo do tipo, depois vêm perfumes e cosméticos, com 35% das preferências, roupas e calçados recebe a preferencia de 33% dos entrevistados, jantares românticos tem 29% das escolhas, acessórios 26%, a mesma quantidade de quem pretende presentear com flores.

O economista acredita que para contornar os problemas econômicos no Dia dos Namorados deste ano, os comerciantes precisam apostar em produtos que “marquem simbolicamente a data, independentemente do preço de cada presente”.


Foto: Julio Sian

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