Confira sete dicas para evitar problemas com as compras durante a Black Friday
Veja como é possível comparar preços entre diferentes sites

Confira sete dicas para evitar problemas com as compras durante a Black Friday

A um mês da ação de descontos feita pelo comércio, em vendas on-line e nas lojas físicas, Portal Revide lista cuidados que consumidor precisa ter

A Black Friday caiu de vez no gosto dos brasileiros e, neste ano, com a injeção dos valores do FGTS e tendência de melhores vendas no final do ano, a ação promocional ganha ainda mais força.

Levantamento feito em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 21% dos empresários brasileiros, que atuam no comércio e no ramo de serviços, devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019, que neste ano será no dia 29 de novembro. Se as estimativas se confirmarem, haverá um crescimento de adesões, uma vez que em 2018, 16% dos empresários participaram do evento.

De modo geral, os empresários que vão aderir a Black Friday estão esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. A pesquisa aponta que 43% dos empresários consultados acreditam que, durante o evento, as vendas em 2019 serão melhores do que as do ano passado, enquanto 32% falam em estabilidade. Apenas 11% projetam vendas piores.

E para os consumidores que planejam aproveitar a data, já é preciso começar a pesquisa. A um mês da ação, órgãos de defesa do consumidor como Procon e Proteste orientam que a comparação de preços dos produtos já deve ser feita, para evitar as chamadas "promoções maquiadas" em que há uma elevação de preços antes da Black Friday, para a aplicação dos descontos na sexta-feira.

Também é preciso ficar atento se o site escolhido para a compra não está na lista do Procon de sites a serem evitados. Já a comparação de preços nas lojas virtuais pode ser feita usando o plug-in Mais Barato PROTESTE.

Confira abaixo as dicas para aproveitar melhor as promoções na Black Friday.

Lista de produtos

Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto.

Pesquisa

Importante fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços, além das lojas físicas, que ampliaram a participação na ação. Acompanhar esses preços com um mês de antecedência é importante para verificar se o desconto é real ou foi dado em cima de um valor reajustado próximo da Black Friday. Vale pesquisar preços em outros estabelecimentos para conferir se o produto desejado não está mais barato fora da promoção.

Entrega

Na compra on-line, observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Na página

O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Na vitrine

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Frete

Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

Arrependimento

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

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