Confraternizações de fim de ano aquecem bares e restaurantes na região de Ribeirão Preto
Segundo associação, setor registra aumento de 50% no movimento, impulsionado por celebrações de empresas, amigos e famílias
O movimento em bares e restaurantes da região de Ribeirão Preto teve aumento médio de 50% nos primeiros dias de dezembro, aponta pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Alta Mogiana). Em novembro, o crescimento foi de 30% quando comparado com outubro. Os números são melhores do que os de outros períodos tradicionamente bons para o setor no ano, como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães.
“O final do ano representa uma oportunidade única para os estabelecimentos. Muitas empresas escolhem bares e restaurantes para suas confraternizações, além de famílias e grupos de amigos que querem celebrar juntos. Isso impulsiona o consumo e cria um impacto significativo na economia local”, explica Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana. De acordo com Munhoz, empresários do setor já começaram a perceber crescimento no número de clientes durante a semana, além de reservas para os próximos dias.
Exemplo desse movimento é visto em bares no Centro da cidade. Um deles precisou ampliar sua equipe temporariamente para atender à demanda de reservas para eventos corporativos e encontros de famílias. Segundo o proprietário, o faturamento nesse período chega a dobrar em relação aos meses anteriores. Outro exemplo é de um bar que lançou promoções exclusivas para confraternizações, e gerou grande procura, especialmente por grupos que preferem antecipar suas celebrações devido à alta demanda.
Munhoz ainda destaca que a busca por experiências diferenciadas é uma tendência crescente. “Os clientes estão procurando não só boa comida, mas também um ambiente acolhedor e exclusivo. Isso incentiva os empresários a investirem em decoração natalina, cardápios especiais e música ao vivo, o que contribui ainda mais para a movimentação nos estabelecimentos.”
Com o crescimento do setor, a associação reforça a importância do planejamento feito pelos estabelecimentos para atenderem esse aumento do movimento. “Esse período é estratégico para o setor, mas exige organização. Uma experiência positiva não apenas fideliza os clientes para o próximo ano, como também pode gerar uma excelente publicidade boca a boca”, conclui Munhoz.