Contratações temporárias

Contratações temporárias

Vendas trazem grandes expectativas para o comércio no final deste ano e, para dar conta da alta demanda, lojistas de Ribeirão Preto investem na contratação de funcionários temporários

*Matéria publicada na edição 1089 da revista Revide.

Com a aproximação da Black Friday e das festas do final de ano, como Natal e Ano Novo, e a expectativa de aumento nas vendas, começa a contratação de funcionários temporários no comércio para dar conta da alta demanda. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, no segundo semestre do ano passado, foram admitidos 1,8 mil trabalhadores temporários em Ribeirão Preto. A previsão é de que este número salte para 2,1 mil admissões em 2021.

Segundo o coordenador do Instituto de Economia Maurílio Biagi, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Vicente Golfeto, as contratações temporárias no município serão 12% maiores neste ano do que em 2020. Ele detalhou que o maior volume de contratações deve ocorrer nos setores de comércio e serviços, em cargos de vendedor, atendente, operador de caixa e repositor de mercadorias. Historicamente, lojas de vestuário, calçados e acessórios são responsáveis pela maior parte dos empregos temporários criados neste período do ano.

Segundo Golfeto, as contratações temporárias no município serão 12% maiores neste ano do que em 2020

Já em nível nacional, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que, neste último trimestre do ano, serão criadas 565 mil vagas temporárias, cerca de 20% a mais que as 471,3 mil vagas criadas no último trimestre de 2020. A Black Friday e o Natal, datas em que há maior circulação de consumidores, têm aumentado as expectativas dos empresários em relação às vendas. No setor de comércio varejista, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula um aumento de 3,8% nas vendas de Natal em relação à mesma data do ano passado.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo César Garcia Lopes, o fim de ano é o grande momento de vendas do comércio brasileiro e, em Ribeirão Preto, não é diferente. “A Black Friday vem ganhando cada vez mais importância, e o Natal sempre foi a data sazonal mais importante em vendas. Segundo levantamento do Centro de Estudos do Varejo (CPV), do Sincovarp e da CDL, nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2021, o comércio varejista da cidade apresentou aumento de vendas. Isso coincide com o avanço da vacinação, o fim das restrições por conta da Covid-19 e a recuperação do emprego e da renda”, afirma.

Lopes ainda explica que a grande instabilidade do comércio durante a pandemia influenciou as avaliações para as contratações temporárias. “Há setores que não contrataram, e o pior, tiveram de demitir ou suspender o contrato de trabalho conforme a MP 936 (que reduziu jornada e salário ou a suspendeu contrato de trabalho por até 120 dias no início da pandemia). Mas, há setores que precisaram contratar mão de obra, como o de supermercados, por exemplo”, ressalta.

Apesar dessa influência negativa na contratação anteriormente, o presidente do Sincovarp informa que o fim de 2021 traz boas expectativas para o comércio por conta da diminuição das mortes e dos infectados com coronavírus. “As projeções são promissoras por conta da demanda reprimida e da recuperação do emprego e da renda nesse pós-pandemia. Nenhum lojista contrata por contratar, até porque vivemos um momento que não nos permite efetuar gastos desnecessários. A projeção é de que tenhamos um fim de ano promissor. Com isso, devemos ter mais contratações de temporários. Ainda não sabemos se a Black Friday e o Natal deste ano serão suficientes para recuperar todos os prejuízos que a pandemia causou ao varejo, um dos setores mais sacrificados. Mas, temos certeza de que vai nos alavancar de forma que comecemos 2022 mais confiantes e com perspectivas melhores”, avalia.“Esse ano, por exemplo, já tivemos um aumento médio de 25 vagas no setor”, afirma Oswaldo

Lopes destaca que os funcionários temporários são fundamentais para um bom atendimento e uma experiência positiva aos consumidores. “As lojas teriam que se desdobrar muito para poder atender à demanda, podendo fazer com que a qualidade do atendimento caísse, e isso seria ruim para o comércio. Os consumidores irão às lojas e as que tiverem a melhor combinação de bom atendimento, preço baixo e qualidade é quem vão vender mais. Nossos comerciantes trabalham duro e sabem do que precisam para agradar os clientes”, complementa.

O diretor de Gente & Gestão do Grupo Rodonaves – Serviços de Transportes, Oswaldo Brison Maia, explica que, mesmo com o cenário da pandemia, o número de vagas efetivas cresceu em 2021, e que, anualmente, a empresa realiza o planejamento estratégico e faz o dimensionamento do seu quadro a partir disso, para acompanhar os dados e realizar os ajustes necessários.

“O volume costuma aumentar nessa época. A empresa provisiona esse aumento no planejamento estratégico levando em consideração o crescimento do ano anterior. Este ano, por exemplo, já tivemos um aumento médio de 25 vagas no setor”, afirma. Segundo ele, o período pede por mais pessoas contratadas por conta do volume de carga acima do planejado. “As novas contratações que surgem a partir da demanda de fim de ano são extremamente importantes para mantermos a qualidade de atendimento e agilidade na entrega. Além disso, as contratações são fundamentais para fortalecer a economia do município. Com o aumento de empregos, cresce também a arrecadação, que se reverte em melhorias de infraestrutura e qualidade de vida de forma geral”, pontua Maia. 

Detalhes das Contratações 

De acordo com o presidente da Sincovarp e da CDL, Paulo César Garcia Lopes, o contrato de trabalho temporário prevê salário equivalente ao que é pago ao trabalhador efetivo e os mesmos benefícios previstos em lei.

“O prazo de contrato é de 180 dias, sendo prorrogáveis por mais 90, o que totaliza 270 dias, no máximo. Nesse caso, não é obrigatório o aviso prévio por parte da empresa e nem por parte do temporário, ou seja, qualquer um pode rescindir o acordo em qualquer momento. Normalmente, os lojistas que contratam temporários olham para o segundo semestre, com ênfase no fim de ano. Claro que eles também levam em conta o atual cenário para decidir se vão contratar e, caso contratem, quantos serão admitidos”, detalha.

Lopes destaca que os funcionários temporários são fundamentais para proporcionar uma experiência positiva aos consumidores nessa época


Fotos: Revide

Compartilhar: