Custo de vida diminui e Ribeirão Preto registra deflação em fevereiro
Custo de vida diminui e Ribeirão Preto registra deflação em fevereiro

Custo de vida diminui e Ribeirão Preto registra deflação em fevereiro

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor, gastos com transporte, habitação, alimentação, despesas pessoais e saúde pesaram menos no bolso do ribeirãopretano

Após contribuição para a inflação, considerada leve, em janeiro, os gastos com transportes e habitação apresentaram queda no mês passado, colaborando para que o Índice de Preços ao Consumidor, em Ribeirão Preto, fechasse o mês com deflação de -0,35%.

Para o responsável pelo levantamento, o economista Gabriel Couto, a deflação reflete o momento atual, com movimento econômico parecido, observado no restante do país, segundo ele, de demanda fraca e desemprego alto. “Chama a atenção, que, dos sete grupos analisados, cinco fecharam o mês em queda”, reforça o economista.

Apresentado nesta quarta-feira, 15, o IPC-Fipe, desenvolvido em parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) os grupos que apresentaram queda nos preços foram Transporte (-1,399%), Habitação (-0,272%), Alimentação (-0,135%), Despesas Pessoais (-0,053%), e Saúde (-0,008%).

Para Couto, a inflação deve continuar baixa durante este ano, com cortes nos juros feitos pelo Banco Central, reforçando a expectativa de que o ano feche abaixo dos 10% no índice nacional de inflação, o que, segundo o economista, deverá ser observado também em Ribeirão Preto.


Foto: Divulgação

Compartilhar: