Décimo terceiro projeta impulso de R$ 557 milhões na economia em Ribeirão Preto

Décimo terceiro projeta impulso de R$ 557 milhões na economia em Ribeirão Preto

Lojistas do Centro e shoppings da cidade têm boas perspectivas de vendas

O Natal é a época do ano mais esperada pelos lojistas. Com o dinheiro do décimo terceiro no bolso e o desejo de presentear os entes queridos, os consumidores fazem desse o feriado mais lucrativo do ano. Diferente dos anos anteriores, com incertezas políticas e o temor da pandemia pesando sobre a economia, 2023 promete ser um ano de saída, ainda lenta, da crise.

 

O pagamento do décimo terceiro salário em Ribeirão Preto ano deve injetar R$ 557 milhões na cidade. O cálculo é do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial (Acirp). A primeira parcela deve injetar R$ 316 milhões. Já a segunda parcela, que deve ser creditada até o dia 20 de dezembro, deve injetar mais R$ 240 milhões. Em todo o país, o montante segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.057.

 

Outro dado positivo para a economia neste final de ano é a taxa de ocupação dos trabalhadores. Outubro foi um mês positivo na geração de empregos em Ribeirão Preto de acordo com dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento.

 

Foram registrados 1.425 empregos com carteira assinada somente no período, 88.49% a mais do que setembro que registrou 756 empregos. No Brasil a taxa de desemprego no terceiro trimestre, que foi de 7,7% já é a mais baixa desde fevereiro de 2015. Um levantamento divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o país ultrapassou a marca de 100 milhões de trabalhadores ocupados desde o início da série histórica. O levantamento, divulgado na quinta-feira, 30 de novembro, mostra o número recorde de 100,2 milhões de pessoas, um acréscimo de 862 mil nos últimos três meses.

 

Contudo, para o economista e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA), Luciano Nakabashi, a economia vem apresentando uma desaceleração ao longo do ano. "Os efeitos da política monetária contracionista, ou seja, dos juros elevados, estão mais claros no segundo semestre. Também tem a questão da guerra em Israel, a desaceleração da economia chinesa e a elevação dos juros em países/regiões importantes como os EUA e União Europeia. Dessa forma, há uma clara desaceleração da economia brasileira ao longo do segundo semestre de 2023", avalia o economista. Segundo Nakabashi, devemos ter um crescimento do quarto trimestre de 2023 em relação ao mesmo trimestre de 2022. No entanto, uma estagnação ou retração frente ao terceiro trimestre de 2023.

 

"Tivemos uma melhora na massa salarial nos últimos anos, sobretudo pela geração de vagas de trabalho. Ao longo de 2023, a economia brasileira também apresentou uma melhora no salário médio das novas contratações. Então esse é um dado positivo que pode aquecer um pouco as vendas de final de ano em relação ao ano anterior, mesmo com esse processo de desaceleração da economia brasileira ao longo de 2023", pondera.

 


O economista Luciano Nakabashi pondera que apesar do otimismo, economia vem apresentando desaceleração ao longo do ano

 

Paulo Cesar Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e da Camara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) ressalta que o varejo de Ribeirão Preto e região depositaram grandes expectativas na Black Friday, que demonstrou ter sido bastante positiva. "Vemos a Black Friday como a primeira onda das compras de Natal, uma vez que coincide com a primeira parcela do décimo terceiro salário. Muitos aproveitam as promoções para antecipar alguns presentes de Natal, na Black Friday. Depois, quando recebem a segunda parcela, complementam as compras", pontua Lopes.

 

Já para o Natal, a expectativa também é positiva. "Os lojistas estão otimistas e procuraram se preparar para isso. Os que estão menos confiantes são os comerciantes de regiões impactadas mais diretamente pelas obras de mobilidade, uma vez que isso inibe e atrapalha o acesso dos clientes aos pontos de venda físicos, gerando queda de movimento e de faturamento, e de muito prejuízo também", acrescenta.

 

O presidente do Sincovarp analisa que Ribeirão Preto é uma capital regional de consumo, tendo como locomotivas os setores de comércio e de serviços. O agro domina o entorno. Isso significa que grande parte da renda gerada pelo agro, na macrorregião, acaba desaguando aqui, nas lojas, nos restaurantes, nos programas de entretenimento e etc. "Isso também explica por que Ribeirão Preto está sustentando variação positiva nas vendas do varejo, apesar dos percalços", destaca.

 

De acordo com Lopes,se o agro vai bem, o poder de compra do consumidor local, tende a melhorar. "Mas é claro que a inflação e o custo de vida impactam diretamente no poder de compra. A pandemia fez estragos em tudo e para todos, afetou o orçamento das famílias também. O nível de endividamento ainda é alto, assim como a inadimplência. Isso também explica a cautela dos brasileiros, até porque logo no começo de 2024 já vêm aquelas tradicionais despesas obrigatórias que tiram o sono de quem briga com os boletos", conclui.

 


"Os lojistas estão otimistas. Os que estão menos confiantes são os de regiões impactadas pelas obras de mobilidade", pondera Paulo Cesar Garcia Lopes, presidente do Sincovarp

 

O Instituto de Economia da Acirp estima um ticket médio – valor médio que o consumidor deve gastar – de R$ 156 neste Natal, o que representa um aumento na comparação com 2022 que foi de R$ 132. "É um indicador que gera otimismo para os comerciantes mas que deve ser analisado com cautela principalmente diante do resultado da Black Friday deste ano que não atingiu o esperado", destaca Carlos Ferreira, Gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp. Ferreira ainda aponta para um novo modo de ir às compras impulsionado pelos anos de pandemia.

 

"Embora os impactos diretos da pandemia tenham ficado para trás, as medidas adotadas para o enfrentamento da Covid-19 e as mudanças de hábitos dos consumidores ainda geram efeitos importantes no poder de compra da população e na opção pelo e-commerce", explica o gestor. Segundo o levantamento da NielsenIQEbit, em 2022 houve alta de 24% no número de consumidores em e-commerce no país, na comparação com o ano anterior. Para 2023 a expectativa é ainda maior, com faturamento estimado de cerca de R$ 185 bilhões frente aos R$169 bilhões, segundo dados da ABComm Forecast.

 

OTIMISMO NOS SHOPPINGS

 

Representantes dos quatro shoppings de Ribeirão Preto estão otimistas com a chegada do Natal.  O Novo Shopping oferece ao público, desde o dia 11 de novembro, a sua decoração especial de Natal. O tema deste ano é “Papai Noel no Encontro da Natureza”. Rica em detalhes, a atração conta com muitas árvores decoradas e iluminadas, além de caminhos de eras e uma ponte para o público caminhar.

 

A decoração ainda conta com uma casa de madeira toda enfeitada e diversos bichinhos animatrônicos, reforçando o tema de natureza. Também terá o espaço instagramavel, “Hohoho”, para toda a família guardar de lembrança este momento. Um dos destaques é um Papai Noel com 8 metros de altura, todo iluminado, podendo ser visto por quem passar pela entrada do shopping na avenida Presidente Kennedy. Será uma decoração inédita do Novo Shopping. Outra atração muito aguardada é a visitação ao trono do Papai Noel. A criançada poderá tirar fotos ao lado do bom velhinho, enquanto as noeletes distribuirão biscoitos durante os encontros com ele, que serão das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos e feriados.

 

“Estamos muito empolgados com a chegada do Natal e preparamos esta decoração especial para nossos visitantes. Queremos ver o espírito natalino em cada uma das famílias de Ribeirão Preto e região e, para isso, preparamos muitas atrações para celebrar a data e também nosso 24º aniversário”, destaca Márcio Almeida, gerente de marketing do Novo Shopping.

 

Ademais, o Novo Shopping também presentou o público com uma mostra, intitulada "Natal Mágico", que apresenta 24 fotos  e estará disponível para os visitantes do Novo Shopping todos os dias, das 10h às 22h, ao lado da portaria 5. A exposição visa a mostrar às famílias a possibilidade de criar uma experiência natalina exclusiva com a figura mais representativa do Natal: o Papai Noel. Crianças são retratadas em momentos especiais ao lado do bom velhinho. As fotos são de autoria do fotógrafo Fabio Duarte, especialista em ensaios fotográficos infantis e lifestyle.

 

O Novo Shopping também preparou uma campanha especial que premiará os clientes com dois Jeep Renegade 1.3 Turbo T270 - ano 2023/2024, a serem sorteados em 30 de dezembro pela Loteria Federal. Além disso, serão distribuídos panetones Panco para os visitantes que participarem da campanha. A cada R$ 400 em compras realizadas no período de 16 de novembro a 26 de dezembro, nas lojas e quiosques participantes, o cliente poderá cadastrar as notas fiscais pelo aplicativo Prizor ou, presencialmente, no balcão de atendimento. Após a confirmação de validação dos cupons, o cliente receberá um número da sorte para concorrer aos dois Jeep Renegade.

 

 


Decoração “Papai Noel no Encontro da Natureza” do Novo Shopping

 

Taciana Melo, gerente de marketing Iguatemi Ribeirão Preto está otimista com todo o período de final de ano. "No caso do Natal, uma das datas sazonais de maior movimento no setor, recebemos uma demanda natural dos nossos clientes em busca dos melhores presentes para a família, mas além dessa procura, sabemos que nesta época as pessoas se reúnem para ter um momento de lazer e entretenimento. Então, para oferecer a melhor experiência para o nosso público, sempre começamos a organizar o evento com meses de antecedência, envolvendo equipes de diversas áreas para pensar nos detalhes", explica. Nesse sentido, o shopping preparou decorações especiais, além de uma programação com oficinas para as crianças, festa de Natal, apresentações de corais, espaço especial para o Papai Noel, entre outros.

 

"Além disso, a partir do dia 8 de dezembro o shopping preparou o sorteio de um vale-compra no valor de R$20 mil e outros cinco no valor de R$10 mil, além de troca de notas fiscais por panettones Pati Piva. Para participar, a cada R$500 em compras, o cliente deverá apresentar seus cupons e/ou notas fiscais no Posto de Troca para concorrer aos vales-compra e ganhar um panettone Pati Piva 500g, com gotas e recheio cremoso de chocolate. A promoção é válida enquanto durarem os estoques e será permitida a troca de apenas um panettone por CPF. Clientes XP/Visa ganham um panettone extra e cupons em dobro no sorteio. O anúncio dos ganhadores será dia 26 de dezembro", anunciou Taciana.

 

Atrações especiais marcam o mês de dezembro no Shopping Iguatemi

 

Para Marcos Botelho, superintendente do Ribeirão Shopping, a expectativa está acima do esperado. "O RibeirãoShopping vem tendo um destaque de crescimento superior a dois dígitos. Além disso, o empreendimento tem uma taxa média de ocupação de quase cem por cento, o que reflete a forte renovação do nosso mix de lojas", reforça. Para ele, a Black Friday foi um bom termômetro para o Natal e pode indicar um fim de ano melhor que o do ano passado.

 

"O nosso grande atrativo, além das promoções da Black Friday, é a nossa campanha promocional de Natal, que começou no dia 17 de novembro. Os clientes que efetuarem compras no valor de R$ 500 concorrem a três super automóveis da marca BYD, sendo 1 BYD Tan 100% elétrico e dois BYD Song híbridos, e ainda levam para casa um delicioso panetone de churros Havanna de 700g", explica Botelho. A promoção é limitada a um brinde por CPF, enquanto durarem os estoques. O RibeirãoShopping é reconhecido pelo seu mix diversificado de lojas e serviços, com 42 opções de gastronomia, variedade de lojas, SPA, vários tipos de serviços, além de lazer e entretenimento. As estrelas dessa época do ano são os eletrodomésticos, os cosméticos e moda, destaca o superintendente.

 

Ribeirão Shoppping preparou uma decoração e campanhas especiais para o Natal

 

Já o Shopping Santa Úrsula vai sortear um carro BYD zero quilômetro e presentear clientes com panetone inédito Havanna. O cliente deve cadastrar as notas fiscais, no valor de R$ 450 pelo aplicativo Multi para trocar pelo panetone e receber um número da sorte e participar do sorteio do carro. Clientes MultiVocê Silver e Gold ganham números da sorte em dobro. O sorteio será realizado pela Loteria Federal no dia 3 de janeiro de 2024. O resultado com os nomes dos ganhadores será divulgado no site e nas redes sociais do ShoppingSantaÚrsula. Preparamos uma campanha de Natal atrativa, com panetone inédito da Havanna para os clientes.

 

"Além disso, vamos sortear um dos carros mais desejados do momento, seguro, muito sofisticado e tecnológico. Vale ainda destacar que há novas lojas em funcionamento, estacionamento gratuito aos domingos e opções de entretenimento para toda a família", comenta Cleiton Marinsech, gerente geral do ShoppingSantaÚrsula .

 

Neste ano, decoração de Natal do Santa Úrsula tem coom o tema “Alegria e Magia”. Rica em detalhes, interativa e instagramável, a decoração de Natal está presente em todo o shopping, com estandartes nas colunas com cortinas de luzes e festões aéreos nos corredores. No Pátio Central, além de uma majestosa árvore de Natal, com seis metros de altura, também é possível encontrar um divertido picadeiro, que traz toda a magia do Circo aos clientes. Mais uma grande árvore de Natal, com mais de quatro metros de altura, está localizada no Piso G2, além de outras árvores de Natal nas portarias principais com dois metros de altura.

 

Também com a temática do circo, na área externa do shopping foi instalada uma decoração especial. Tanto a fachada quanto as palmeiras foram generosamente adornadas. Um dos destaques da decoração é o Tobogã Encantado, de uso gratuito, que parte do Piso 1 e desce até o Pátio Central. Indicado para crianças de cinco a doze anos com peso máximo de 60 quilos, a atração funcionará de segunda a sábado, das 12h às 21h, domingos e feriados das 12h às 20h. Para curtir o tobogã, é necessário baixar o App Multi e fazer o check-in, disponível para IOS e Android

 

Decoração de Natal do Santa Úrsula traz a estética circense

 

NATAL NO CENTRO

 

Neste sábado, 2, a partir das 10h, o Papai Noel chega ao Centro de Ribeirão Preto marcando o início da 21ª edição da campanha Natal Luz da Associação Comercial e Industrial da cidade (Acirp).  O “Bom Velhinho” vai participar de uma parada pelo Calçadão com banda musical, elfos e outros seres mágicos que prometem alegrar o dia dos adultos e crianças que estiverem pelo local. A caminhada termina na Casinha do Papai Noel, montada no Palace Hotel. O espaço foi decorado especialmente para receber as famílias que queiram visitar e tirar fotos. A entrada é gratuita e a atração vai até dia 22 de dezembro.

 

 

 "A Acirp é quem custeia o Natal Luz, a principal atividade com decoração de Natal da cidade. A Acirp investe na decoração nos espaços públicos como Praça XV e Carlos Gomes, Theatro Pedro II, Hotel Palace, onde fica a casinha do Papai Noel, e também nos corredores comerciais da cidade. Este ano, de 2 a 22 de dezembro, o Papai Noel também estará em 20 locais diferentes nos bairros de todas as regiões. Também investimos em mídia para atrair os consumidores para o comércio da cidade e temos realizado ao longo do ano uma série de cursos e treinamentos para qualificar os empresários desde o marketing até o atendimento aos consumidores", detalha Carlos Ferreira.  

 

“O Natal Luz é uma tradição que embeleza e movimenta o Centro e os bairros da cidade durante todo o mês de dezembro. Convidamos todos a participar e conferir as novidades que trazemos na decoração deste ano”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp, ao referir-se à escultura inédita de anjo de oito metros de altura.  A agenda do próximo sábado traz ainda a primeira das 21 paradas do Noel Móvel pelas ruas de Ribeirão Preto. O ponto de encontro será no Parque Dr. Luis Carlos Raya, na zona Sul, às 9h. 

 

“O Natal Luz é uma tradição que embeleza e movimenta o Centro e os bairros da cidade durante todo o mês de dezembro", ressalta Sandra Brandani, presidente da Acirp

 

 

HORÁRIO ESPECIAL DO COMÉRCIO DE RUA (de 01/12 até 23/12)

De segunda à sábado, das 9h às 22h,

Nos domingos, das 10h às 17h.

No domingo, 24, das 9h às 18h.

Na segunda, 25, fechado.


Foto: Divulgação

Compartilhar: