Depois da tempestade

Depois da tempestade

Economia projeta crescimento tímido para 2022, porém, especialistas apontam que os próximos 12 meses serão fundamentais para a recuperação da crise causada pela pandemia

*Matéria publicada na edição 1093 da revista Revide

Em um cenário com tantas incertezas, poucos se arriscam a dar uma resposta exata sobre como a economia irá se comportar em 2022. Porém, o mais próximo que existe de um consenso entre economistas e especialistas do mercado financeiro é que o próximo ano será de recuperação lenta.

Em cenários mais pessimistas, oscilando entre a estagnação e a recessão. Além disso, historicamente, anos eleitorais são marcados pela escassez de pautas reformistas no congresso. Para os economistas, temas como a reforma tributária e a administrativa poderiam dar mais fôlego ao governo federal, mas dificilmente serão postas em votação com a proximidade da corrida eleitoral. Além disso, a inflação – liderada pelo aumento do preço dos alimentos, combustíveis e, sobretudo, energia elétrica – e o aumento dos juros foram fatores que limitaram o desempenho de toda a cadeia produtiva.

Contudo, especialistas apontam que algumas lacunas abertas na oferta de produtos e serviços no mercado podem servir de impulso para diversos setores quando a demanda voltar a crescer em 2022. O retorno dos eventos, feiras e turismo movimenta o mercado e pode reaquecer alguns segmentos da economia. Ribeirão Preto com seu perfil econômico voltado para o comércio, serviços e agronegócio pode se beneficiar dessa retomada. 

Vicente Golfeto
Coordenador do Instituto de Economia Maurílio Biagi, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp)

Quais são as expectativas do mercado para 2022?
De acordo com o último relatório Focus divulgado pelo Banco Central, o mercado projeta um cenário de incerteza para 2022. No terceiro trimestre deste ano, a atividade econômica apresentou claros sinais de desaceleração com um recuo do 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior. Somado a isso, a inflação atinge níveis bastante elevados, 10,67% em 12 meses, e as expectativas inflacionárias para 2022 são pouco otimistas.

Além disso, o mercado projeta a taxa de juros em 9,25% para o término deste ano e de 11,25% no próximo ano. A alta na taxa básica de juros (Selic), afeta diretamente nas operações de empréstimos e financiamentos, desestimulando a procura por crédito e influenciando nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. Outros fatores, como as incertezas políticas e fiscais, tendem a impactar as expectativas para 2022. Em ano de eleição, geralmente ocorre aumento dos gastos do governo e grande volatilidade do mercado. A retomada econômica também pode ficar comprometida com o surgimento da nova variante Ômicron, que tem aumentado ainda mais as incertezas globais e deixado o mercado apreensivo quanto as possíveis restrições.

Quais podem ser os caminhos para que Ribeirão Preto tenha uma melhor recuperação em 2022?
Quando falamos em retomada econômica em períodos de crise como os que aconteceram, de fortes choques negativos tanto na oferta quanto na demanda, é imprescindível a atuação do poder público para auxiliar os setores econômicos mais afetados. Além disso, programas de transferência de renda para a população também são necessários, visando oferecer algum nível de proteção social extra, dado o momento conturbado.

Dessa forma, podemos citar alguns programas que foram realizados em nível federal, estadual e municipal. Temos o Auxílio Emergencial de 2020, que foi importante para estimular de certa forma a demanda e garantir um nível de proteção social, além de programas de empréstimos com juros subsidiados para empresas, como o Pronampe, e âmbito municipal.

Afonso Reis Duarte
Secretário da Fazenda de Ribeirão Preto.

Quais são as expectativas do mercado para 2022?
ara o setor público, as boas receitas de 2021 – a arrecadação federal cresceu 20,1% de janeiro até outubro – não se repetirão e os gestores precisarão ter muita cautela para não aumentar despesas em cima de uma base que não é permanente. A inflação deve ser a metade da de 2021. O PIB deve crescer 0,5%. Em um ano de eleições presidenciais, enquanto pairam incertezas sobre a viabilidade de candidatos e sobre a nova variante da Covid-19, aliado ao saldo elevado de desempregados, visualizamos um cenário de pouca luz.

Quais podem ser os caminhos para que Ribeirão Preto tenha uma melhor recuperação em 2022?
Nossa economia está baseada no comércio, na prestação de serviços e no agronegócio, setores que tendem a ter um bom desempenho em relação a estes últimos dois anos. A Prefeitura está com as contas em ordem e com tudo preparado para alavancar as obras já iniciadas e outras que serão licitadas. O Programa Retoma Ribeirão (Refis), em curso até 20 de dezembro, permitirá que os contribuintes entrem 2022 com o nome limpo. Estamos cautelosos, mas otimistas.

Fernando Mansano
Especialista em comércio digital e diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Quais são as expectativas do mercado para 2022?
Acredito em um ano que vai ser espetacular. Acredito que será um ano muito bom de retomada, de confiança dos compradores, a vacinação muito evoluída. O Brasil demorou um pouco para começar, mas sabemos da competência do país e do SUS na vacinação. Outros países estão sofrendo porque não possuem essa mesma tradição. Acredito que será um ano de muitas oportunidades, uma forte retomada do setor de eventos e isso é muito importante para tudo o que envolve esse setor.

A parte corporativa traz oportunidade de negócios, cria-se novos negócios. Gira muita coisa nos bastidores. No comercio eletrônico, vai ser um ano bom. O e-commerce nunca deixou de crescer e com a pandemia esse crescimento foi acelerado. Pois é um canal muito seguro para as pessoas compraram, manterem o distanciamento e todos os protocolos sanitários. Acreditamos que 2022 será um ano muito bom para o e-commerce, ainda não temos uma projeção oficial, mas deve crescer de 18 a 20%. 

Quais podem ser os caminhos para que Ribeirão Preto tenha uma melhor recuperação em 2022?
Tem uma frase sobre a gestão pública que é: “se o governo não atrapalhar, já seria bom”. É claro que é uma brincadeira, mas muitas vezes isso acontece. Vimos em todos os níveis governamentais durante a pandemia como as divergências de informações atrapalharam o planejamento das empresas.

O setor privado tem que enxergar o horizonte. Quando ele não tem essa visão, isso interfere nas decisões, projeções e reduz o nível de confiança para continuar investindo. Além de “não atrapalhar”, o governo precisa caminhar de mãos dadas com o setor produtivo, com o setor que gera empregos e rendimentos para as pessoas e o município. O município tem que estar antenado e ouvir as necessidades do setor privado, porque no fim é dali que sai a principal fonte de impostos que serão reinvestidos em políticas públicas. 

Jaime Fabreti Júnior
Diretor da KND Aceleradora de Resultados, Divisão Desenvolvimento de Negócios e COMEX.

Quais são as expectativas do mercado para 2022?

Continuaremos com a recuperação dos segmentos que sofreram muito com a pandemia, mas, agora, nesse novo formato que eles criaram, seguindo todas as recomendações sanitárias e com o aprendizado da crise. Existe um caminho promissor de retorno para esses segmentos que sentiram muito, como bares, eventos e restaurantes. Além de uma maturidade para os segmentos que se beneficiaram com o momento pandêmico.

Será um ano de recuperação e de consolidação. Será um momento de consolidar todo esse movimento positivo do comércio, indústria e agronegócio. Contudo, temos alguns indicadores que merecem atenção, como o aumento da Selic e do IPCA, que estão ligados, um controla o outro. É um movimento de indicadores balizadores do crescimento econômico e que controlam a inflação. A perspectiva para 2022 é de um ano de muita consolidação de serviços que foram vencedores, serviços que conseguiram se consolidar ou se reinventar em 2021.

Quais podem ser os caminhos para que Ribeirão Preto tenha uma melhor recuperação em 2022?

Com base na maneira como 2021 está terminando, temos uma expectativa muito interessante para 2022, pensando no perfil econômico de Ribeirão Preto. Um perfil centralizador de várias cidades na região. Tanto no que diz respeito ao comércio e serviços locais, quanto nos eventos, feiras e turismo. Com a retomada desses setores, Ribeirão Preto vive um momento de muitas oportunidades para 2022.

Como, infelizmente, tivemos alguns fechamentos e a saída de alguns players do mercado, os que conseguiram permanecer terão uma grande oportunidade de explorar essas lacunas que foram deixadas. A projeção é de crescimento para os empresários que passaram pelo momento mais difícil da pandemia e essa turbulência econômica. Baseado no que aconteceu em 2021, temos um ano de grandes oportunidades pela frente.

Edgard Monforte
Professor de Economia de Empresas da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP).

Quais são as expectativas do mercado para 2022?
A retomada da inflação tem afetado negativamente as expectativas do mercado para o ano de 2022. Geralmente, em anos eleitorais, assistimos um aumento de obras e de investimentos públicos, o que é bom para a economia. Entretanto, se o governo não conseguir estabilizar o crescimento do nível de preços, teremos problemas para obter um crescimento da economia como um todo. Essa expectativa já foi de um crescimento de 5% da economia como um todo.

Agora, gira em torno de 2%.  Nesse momento, a inflação é um dos elementos que mais preocupa, pois pode frear a recuperação que está ocorrendo. Esperemos que a equipe econômica saiba gerenciar essas pressões evitando o agravamento desse problema.

Quais podem ser os caminhos para que Ribeirão Preto tenha uma melhor recuperação em 2022?
Nesses momentos de recuperação lenta, é fundamental o investimento público. Nesse sentido, a realização de investimentos públicos e a atração de investimentos são dois esforços fundamentais que o município deve fazer para acelerar a recuperação. A aceleração das obras viárias e da instalação do aeroporto internacional podem ser atividades importantes a serem desenvolvidas.

 


Fotos: Revide

Compartilhar: