Economia precisa pautar debates no segundo turno, diz Zeina Latif
Economista-chefe da XP Investimentos conversou com empresários e investidores de Ribeirão Preto nessa segunda, 8

Economia precisa pautar debates no segundo turno, diz Zeina Latif

Segundo a economista, primeiro turno das eleições centrou discussões em costumes e corrupção e o debate do cenário econômico do País é urgente

O debate sobre a economia e a realização das reformas necessárias do Brasil são urgentes, segundo a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, que esteve em Ribeirão Preto nessa segunda-feira, 8. Zeina foi convidada para participar de um bate-papo com empresários e investidores da cidade, em que discutiu o atual cenário econômico e as possibilidades de recuperação do Brasil após a eleição do próximo presidente da República. No segundo turno, disputam o cargo o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, e o candidato do PT, Fernando Haddad.

Para a economista, o primeiro turno do pleito centrou o debate em temas relacionados aos costumes e à corrupção, enquanto a economia ficou de lado e não foi debatida a fundo pelos presidenciáveis. "Nenhum dos candidatos negou a necessidade das reformas, mas o tema não foi apresentado com propostas concretas, o que compromete o debate e a real recuperação do País", afirmou Zeina.

Segundo ela, a reforma da previdência é urgente e fundamental, embora a realização de tantos ajustes intensos não seja fácil. "Será uma reforma dura, apesar do avanço do debate comum em razão da necessidade. O início do próximo ano, quando o novo presidente terá o benefício da dúvida, será muito importante para a inserção desses temas e deve ser aproveitado", disse.

Eleições 2018

Sobre a escolha dos candidatos no segundo turno das eleições, Zeina afirmou que, embora Jair Bolsonaro tenha mais chances de sair vitorioso nas eleições, pelo cenário político atual e por seu posicionamento enquanto candidato, o eleitor mediano do Brasil terá de se posicionar entre extremos, o que não necessariamente representa seu desejo para o comando do País. "O eleitor mediano do Brasil não é de extrema esquerda, nem extrema direita. É de centro. Esse eleitor foi forçado a se posicionar entre os extremos, porque o centro ficou enfraquecido com o colapso dos partidos. Quem ganhar a eleição não representará exatamente a opção original desse eleitor", analisou a economista, que ainda fez uma ressalva sobre o líder das pesquisas. "Bolsonaro está sendo tratado como o salvador da pátria e ele não é. O risco de decepções é concreto, principalmente porque estamos tratando de uma sociedade indignada, que está querendo mudanças", disse. 

O encontro com Zeina Latif, realizado pela XP Private, reuniu cerca de 100 empresários e investidores de Ribeirão Preto em almoço no restaurante Coco Bambu. 


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: