
Eixo comercial da Avenida Dom Pedro I, em Ribeirão Preto, recebe Plano de Recuperação Econômica
Iniciativa liderada pelo SINCOVARP, CDL RP e empreendedores locais tem apoio da prefeitura e segue modelo adotado na avenida Nove de Julho
Com o objetivo de fortalecer o comércio local e mitigar os impactos das obras de mobilidade urbana, o eixo comercial da Avenida Dom Pedro I, no bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto, passa a contar com um Plano de Recuperação Econômica. A iniciativa é conduzida pelo Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVARP), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), em parceria com empreendedores da região e com apoio da Prefeitura Municipal.
Inspirado no projeto “Vem pra Nove!”, já em andamento na Avenida Nove de Julho, o novo plano é chamado de “Na Dom Pedro Tem!” e integra um conjunto de ações voltadas à valorização dos principais eixos comerciais da cidade.
“Além de promover a recuperação dos setores de varejo e serviços, queremos movimentar a Avenida Dom Pedro I, fazendo com que ela volte a pulsar. Esse projeto vem sendo construído coletivamente, com participação ativa dos empreendedores locais. Desde o início, contamos com o apoio da Prefeitura”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP.
Queda nas vendas
Levantamento realizado em 2024 pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV SINCOVARP/CDL RP) apontou uma queda média de 45% nas vendas e de 33% nos postos de trabalho na região comercial da avenida. Os dados foram obtidos por meio de monitoramento contínuo realizado com os comerciantes locais e embasaram o diagnóstico que deu origem ao Plano de Recuperação Econômica.
Entre as estratégias previstas estão ações promocionais para fortalecer o mix de produtos e serviços, atrair consumidores e melhorar a experiência do cliente. O plano também prevê trilhas de qualificação profissional e empreendedora, estímulo à reocupação de imóveis vazios, além de melhorias em segurança pública, zeladoria urbana, mobilidade, cultura, esporte e lazer.
A Praça Pedro Biagi deverá ser utilizada como ponto de referência para parte das ações programadas.
Participação ativa dos comerciantes
Bruno Látaro, empreendedor do setor de artigos para festas e liderança local, destaca a importância do projeto: “Esse plano vem ao encontro de outras medidas adotadas pela atual gestão, como a flexibilização dos corredores de ônibus e o retorno das vagas de estacionamento rotativo na avenida, implementadas em 1º de janeiro de 2025. Com o engajamento dos colegas, vamos retomar o fôlego e tornar a Dom Pedro I mais acolhedora para toda a cidade”.
Látaro também ressalta a união entre os comerciantes: “Essa articulação com o SINCOVARP, a CDL RP e a Prefeitura tem fortalecido o comércio local e estimulado a colaboração entre os empresários. É uma grande oportunidade para entender nossos desafios e buscar soluções conjuntas”.
Expansão do projeto
Segundo André Rezende, head de Relações Institucionais e Projetos do SINCOVARP/CDL RP e coordenador do plano, o modelo de recuperação será estendido a outros eixos comerciais da cidade, respeitando as especificidades de cada região.
“Cada eixo terá um plano próprio, mas todos fazem parte de uma estratégia maior para reequilibrar e fortalecer o comércio de Ribeirão Preto, especialmente diante do atual cenário econômico. O projeto é estruturado com visão de curto, médio e longo prazos, e está aberto à participação de novas instituições parceiras dispostas a somar forças”, destaca Rezende.
Foto: divulgação