Em 2016, já foram fechadas 1,7 mil vagas de trabalho em Ribeirão Preto
Em 2016, já foram fechadas 1,7 mil vagas de trabalho em Ribeirão Preto

Em 2016, já foram fechadas 1,7 mil vagas de trabalho em Ribeirão Preto

O Caged, do Ministério do Trabalho, aponta que em outubro houve estabilização nas demissões, na comparação com mesmo mês do ano passado

Em outubro, o mercado de trabalho em Ribeirão Preto fechou com déficit de 10 vagas de carteira assinada, que foram extintas no município, número bem menor do que o apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, no mesmo mês do ano passado.

Em 2015, o décimo mês do ano apresentou o encerramento de 688 postos de trabalho, porém, 2016 foi muito mais agressivo nas demissões no município. Entre janeiro e outubro foram 1.788 vagas fechadas, ante a criação de apenas 45 no mesmo período do ano passado.

O comércio é o setor que mais sofreu com as demissões, e encolhimento dos negócios em Ribeirão Preto este ano: foram 719 vagas fechadas, mesmo outubro apresentando a criação de 67 novos empregos formais.

Enquanto isso, construção civil (-297) e o setor de serviços (-432), também demitiram ao longo do ano. Entretanto, enquanto os serviços apresentam estabilidade entre criação de vagas e o fechamento delas – foram 12 a mais, em outubro -, a construção mantém as demissões elevadas – foram 132 postos extintos.

Porém, especialistas preveem melhora na construção nos próximos meses. O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Fea-USP), Alberto Matias, aponta que mudanças na economia devem favorecer os investimentos.

“Agora, os olhos já começam a se voltar esperançosos, para 2017. Felizmente, as perspectivas são positivas. Mudanças em relação à política monetária, como a redução da inflação, devem render frutos”, afirmou em entrevista para edição 840, desta semana, da Revide.

No Brasil

Em outubro, 74.748 vagas formais foram fechadas no País. A perda de empregos ficou abaixo da registrada em outubro de 2015, quando houve fechamento de 169.131 vagas. No acumulado do ano, o Caged contabiliza 751.816 postos a menos.

Nos últimos 12 meses, o país acumula 1,5 milhão de postos de trabalho suprimidos. Apenas o setor do comércio apresentou saldo positivo no mês passado, com criação de 12.946 postos de trabalho.


Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

Compartilhar: