Em Ribeirão Preto, cresce em quase 20% a procura por GNV

Em Ribeirão Preto, cresce em quase 20% a procura por GNV

Já no Estado de São Paulo, os quatro primeiros meses do ano viram a demanda dobrar

Nos primeiros quatro meses de 2016, mais do que dobrou a procura de motoristas pela conversão do combustível dos automóveis de gasolina para Gás Natural Veicular (GNV). De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o salto foi de 1.137 conversões nos primeiros meses de 2015 para 2.340 para os quatro primeiros meses do ano seguinte.

Em Ribeirão Preto, isso se refletiu no aumento da procura em 17%, de acordo com a GásBrasiliano, concessionária responsável pela distribuição do produto na região nordeste do Estado de São Paulo, que aumentou 11,2% no primeiro quadrimestre do ano.

De acordo com a Abegás, o custo-benefício é o principal fator que envolve esse aumento na procura, já que no Estado de São Paulo, a economia gerada com o consumo deste combustível é de 44% comparado à gasolina, e 10% ao etanol.

A entidade também aponta outro motivo que pode influenciar na escolha dos motoristas: o fato de o GNV possuir uma composição química “mais limpa” do que os outros combustíveis, já que é 15% menos poluente que o etanol e 20% menos que a gasolina.

Em algumas oficinas em Ribeirão Preto, quase que triplicou a procura pela conversão. Até outubro do ano passado, saltando de três conversões semanais para nove veículos por semana.

Tanto que algumas lojas de automóveis estão oferecendo a conversão como opção de compra. “Nosso objetivo é atender os motoristas que precisam se locomover em grandes distâncias e buscavam a economia do gás natural. E com a expansão na região, acreditamos que haverá uma grande procura por estes serviços”, diz o diretor de uma loja de veículos, Rafaez Baz.


Foto: Chuniti Kawamura/Ipem-PR

Compartilhar: