Empresários acreditam que melhora da economia está próxima
Empresários acreditam que melhora da economia está próxima

Empresários acreditam que melhora da economia está próxima

Pesquisa da Acirp, divulgada nesta quinta-feira, 14, mostra que eles classificam o momento atual como "fundo do poço"

O Índice de Expectativa dos Empresários (IEE), da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, divulgada nesta quinta-feira, 14, referente ao mês de junho de 2016, aponta que os empresários do município apontam o momento atual como o “fundo do poço” para os negócios, com 15 pontos, em escala até 100, mas que creem que a melhoria esteja próxima.

Há um ano, o IEE marcava 18,3 pontos. De acordo com os economistas responsáveis pelo levantamento, e isso se deve ao índice acima do normal de inadimplência (23,3%, enquanto em junho de 2015 era de 9,3%), ou de 51%, dos 301 entrevistados, que apontaram que o faturamento está ruim, enquanto em junho de 2015 era de 45%.

“Há uma congruência de pessimismo, ou seja, a expectativa dos diferentes tipos de negócios parece fundir para um mesmo patamar, ou seja, no fundo do poço”, analisa o estudo.

Em compensação, os empresários estão animados com o futuro. Para os próximos seis meses, o IEE salta para 75,2 pontos – em março eram 60,7 pontos, e em junho de 2015 52,9 pontos. Isso ocorre em razão das mudanças da política do País, principalmente da nova equipe econômica do Governo Federal, encabeçada por Henrique Meirelles, já que 60% dos entrevistados acreditam que o governo de Michel Temer (PMDB) possa equilibrar as contas públicas.

Ainda assim, apenas 16% dos empresários planejam investimentos para serem concluídos até o fim de 2016, entretanto, diminuiu a quantidade de projetos que deverão ser abortados – de 7,7% em junho de 2015, para 5%, este ano.

“Em contraste com as condições presentes, a expectativa futura aumenta de forma acintosa, revelando que, na cabeça do empresário, aumenta a esperança da economia sair da atual crise em que enfrenta”, apontam os economistas da Acirp.


Foto: Júlio Sian

Compartilhar: